14/01/10 11h56

Alfa exporta máquinas de limpeza para China

DCI

A Alfa Tennant, especializada em máquinas e equipamentos para limpeza industrial, fabricou mil equipamentos para o setor em 2009. Destes, cerca de 120 foram exportados para a China e este ano a empresa tem o objetivo de dobrar a exportação para o país asiático. A companhia também afirmou que este ano pretende crescer 20% em relação ao ano passado. "Neste momento estamos fazendo reajustes internos para continuarmos a expansão da empresa", afirmou o diretor. De acordo com Haim, no primeiro semestre serão lançadas duas máquinas industriais que devem sustentar o crescimento neste ano.

Também a Electrolux - líder mundial em eletrodomésticos que também atua no ramo de limpeza industrial com lavadoras de alta pressão industrial e aspiradores profissionais - pretende crescer em torno de 20% em 2010, segundo o gerente de Vendas da companhia, Elias Mendonça Mansur. "Estamos muito otimistas com este ano, pois, infelizmente, em 2009, devido a crise não pudemos nos desenvolver o tanto que gostariamos". Porém, quando questionada sobre o faturamento do ano anterior, a empresa afirmou que não divulga este número. A Electrolux também confirmou que fará cinco lançamentos em 2010, são três modelos de lavadoras industriais e dois aspiradores, mas sem divulgar o quanto será investido na expansão dessas linhas. Atualmente, a companhia possui 30 produtos no segmento.

O setor de limpeza industrial está menos otimistas do que as empresas da área e prevê um crescimento de 8%, segundo dados da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Industrial (Abralimp). No ano anterior, o segmento faturou R$ 9,2 bilhões (US$ 5,4 bilhões). Segundo o presidente da associação, Ernesto Brezzi, a expectativa de aumento é baseada na mecanização do setor de limpeza. Ele também comentou que o setor de serviços, que contrata pessoas para trabalhar com limpeza profissional deve crescer 4%. O mercado se diz menos otimista nesta área devido a falta de mão de obra especializada e que as pessoas que costumavam trabalhar no setor estão migrando para construção civil.