12/03/09 11h58

ALL estima aumento de 12% no volume transportado no ano

Valor Econômico - 12/03/2009

Apesar da desaceleração da economia do país, que teve retração de 3,6% no Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre, e da projeção de desempenho negativo para 2009, a ALL-América Latina Logística mantém previsão de crescer, em volume, entre 10% e 12% neste ano. A aposta da concessionária de ferrovias é no aumento de cargas do agronegócio, principalmente do complexo soja, e no ganho de novas cargas no segmento industrial/rodoviário. No ano passado, o volume consolidado de cargas (Brasil e Argentina) cresceu 10,8%, para 38,2 bilhões de TKU (informação técnica do setor, mas a ALL não fornece em toneladas úteis). A receita líquida subiu 16,1% e o resultado operacional (lajida), 23,7%. No Brasil, o volume transportado teve melhor desempenho: alta de 11,7%. Foi puxado por aumentos tanto no mercado de commodities agrícolas quanto em produtos industriais. O índice indicou elasticidade superior a duas vezes o do PIB. Apesar de bem otimista para o atual cenário, a projeção da ALL já foi revisada. Antes era de 12% a 14%. Por isso, baixou o volume de investimentos de R$ 700 milhões para R$ 600 milhões (US$ 304/261 milhões) neste ano, para atender o volume de carga e já com um olhar no próximo ano. A ferrovia conta ainda com aumentos de cargas no segmento industrial, onde sua participação de mercado é baixa. "Vamos iniciar neste ano o transporte de 1 milhão de toneladas anuais de celulose da VCP, de Três Lagoas (MS) direto para Santos". O mix hoje é 65% agronegócio e 35% industrial. A meta é chegar a 50% cada um.