08/05/25 16h39

Alltech investe para manter crescimento em ritmo acelerado

Usinagem Brasil

O Grupo Alltech, distribuidor de máquinas e equipamentos industriais, vive um momento de franca expansão. Nos últimos seis anos, a empresa tem registrado taxas de crescimento, entre 50% e 60% ao ano — desempenho que vem se mantendo mesmo diante de oscilações políticas e econômicas do país. De acordo com a empresa, o crescimento apresentado é fora da curva, passando por muitas mudanças de governo, variações cambiais e incertezas do mercado. “Isso porque oferecemos muito mais do que máquinas — entregamos um ecossistema completo de soluções”, afirma Ricardo Adriano da Silva, head de marketing da empresa.

Sediado em Joinville (SC), o Grupo Alltech conta com showroom em Caxias do Sul (RS) e, a partir de julho, terá em funcionamento a sua terceira unidade, em Jundiaí (SP), com 2.500 m² de área. O objetivo é fortalecer a presença no Sudeste e atender de forma mais ágil um dos principais polos industriais do país. Paralelamente, a empresa também abre uma unidade um pouco menor, em Jaraguá do Sul (SC), com 800 m², voltada para o atendimento regional.

Segundo Silva, as novas unidades são estratégicas: “Jundiaí será um showroom completo, com todas as nossas linhas — plástico, alumínio, usinagem, corte e conformação, robótica, CAD/CAM, IoT e assistência técnica. Já Jaraguá do Sul terá uma estrutura mais compacta, focada em produtos específicos, para dar suporte direto à indústria local”.

Alltech na Expomafe 2025 – Sobre a sua participação na Expomafe 2025 (de 6 a 10 de maio, no São Paulo Expo), a empresa está com ótimas expectativas. Além de apresentar seu portfólio, o Alltech fará o lançamento oficial da Okamura, sua nova linha de centros de usinagem e tornos CNC, focada em conectividade, inteligência artificial e integração em nuvem.

Desenvolvida para atender à crescente demanda por automação inteligente e maior eficiência no chão de fábrica, a Okamura é a primeira linha de CNCs a sair de fábrica já conectada ao ecossistema digital ALLCONNECT — uma plataforma que integra monitoramento remoto, manutenção preditiva, suporte técnico inteligente e gestão de produção sob demanda.

“A Okamura é mais do que uma máquina; é uma plataforma de conexão e produtividade. O conceito é trazer para o centro da operação industrial a conectividade que antes era opcional. Agora, ela já vem embarcada de fábrica, com inteligência artificial ativa e capacidade de integração total com o ambiente de produção”, destaca Silva.

Conforme divulgado pelo Grupo Alltech, os principais diferenciais da linha Okamura são:

Conectividade nativa: integração direta com o ALLCONNECT para gestão em tempo real.

Edson IA: inteligência artificial embarcada para suporte, diagnósticos e otimização de processos.

On Call: suporte remoto diretamente do painel da máquina.

NCAM e Digital Twin: gestão preditiva e simulação digital dos processos produtivos.

NOMAD: plataforma de programação CAM em nuvem, permitindo programação remota e colaborativa.

A comercialização da linha Okamura está programada para o segundo semestre de 2025, com a pré-venda e o agendamento de visitas técnicas já disponíveis para clientes interessados. “Temos grandes expectativas com a Expomafe. A feira marca o início de um novo ciclo de negócios no ano, e, com o lançamento que preparamos, queremos reforçar nossa proposta de entregar soluções integradas e inovadoras para a indústria brasileira”, destaca o head de marketing.

Relacionamento e performance – O diferencial do Grupo Alltech, segundo Ricardo Adriano da Silva, está na forma de se relacionar com o cliente. “A venda da máquina é só o começo. Nós nos preocupamos com o desempenho do cliente, com sua produtividade e sustentabilidade do negócio. Às vezes, o que ele precisa não é de uma nova máquina, mas uma ferramenta melhor ou uma automação que aumente sua eficiência”, comenta.

Esse modelo de relacionamento é sustentado por iniciativas como o Alltech Academy — uma plataforma que oferece capacitação técnica e gerencial para os clientes. “Se o cliente prospera, ele volta. Então, por que não ajudá-lo a melhorar também na gestão, no marketing, no financeiro? Esse é o nosso papel como parceiro de negócios, não apenas como fornecedor”, completa.

Com essa abordagem e estrutura em constante expansão, o Alltech projeta manter o ritmo de crescimento também em 2025. “Fechamos o primeiro trimestre dentro da meta e, com a agenda de feiras e inaugurações, a tendência é mantermos os mesmos patamares de crescimento dos últimos anos: entre 50% e 60%”, conclui.

 

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/61966-alltech-investe-para-manter-crescimento-em-ritmo-acelerado/