07/04/15 13h35

Altimari fala sobre instalação da Fatec em Rio Claro

Diário de Rio Claro

Nos último dias, novas etapas foram anunciadas no processo de implantação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Rio Claro, gerenciada pelo Centro Paula Souza, e que irá atender principalmente o setor industrial na formação de mão de obra.
A Fatec ocupará ampla área do terreno de 25.000m² cedido pela prefeitura, que está localizado na região do Jardim Nova Venezuela, na Avenida 13-NV com a Rua 5-NV, no loteamento Diário Ville.
O prefeito Du Atimari concedeu entrevista ao jornal Diário do Rio Claro para falar sobre o assunto.

Diário – Há muito se fala da possibilidade de Rio Claro ter uma Fatec. Por que isto ainda não aconteceu?

Du Altimari – Grandes projetos normalmente exigem um tempo maior para sai conclusão. Este sonho de Rio Claro é sim bastante antigo e envolve não só o Poder Público local, mas também o governo estadual. Tanto a prefeitura como a Câmara de Vereadores fizeram tudo o que o era preciso e dependia do município.
A prefeitura encontrou uma área capaz de receber o prédio da Fatec e fez a doação do imóvel ao governo estadual.

Diário – No ano que vem termina o atual governo municipal. O senhor acredita que a Fatec vai entrar em funcionamento ainda na sua gestão?

Du Altimari – O projeto agora já não depende mais do município. Há 15 dias, a Fupam (Fundação para pesquisa em Arquitetura e Ambiente) entregou o projeto executivo para o Centro Paula Souza, que nesta semana recebeu também a planilha financeira. Agora será feita uma análise para possíveis ajustes e o Governo Estadual já poderá, então, abrir licitação para contratar a empresa que fará a obra. Quanto antes a Fatec estiver em funcionamento, melhor para a cidade.

Diário – Qual o grau de importância da Fatec para Rio Claro?

Du Altimari – É importante destacar que no ano passado Rio Claro ganhou uma unidade do instituto Federal da Educação, numa parceria com o governo federal e a Unesp. Agora com a Fatec, novamente toda nossa região será beneficiada. O setor industrial de Rio Claro e região está em franco desenvolvimento e, cada vez mais, precisando de mão de obra qualificada. Além de atender esta demanda, a unidade da Fatec em Rio Claro também irá acelerar o processo de crescimento da região sul do município, que nos últimos anos tem ganhado vários empreendimentos, especialmente no setor habitacional.

Diário – Quanto o município vai investir para ter a Fatec?

Du Altimari – A estimativa do governo estadual, responsável pela obra, é que este empreendimento educacional tenha investimentos da ordem de R$27 milhões, aquecendo o comércio local e abrindo postos de trabalho para dezenas de profissionais. A geração de emprego também será verificada com a Fatec em funcionamento. O município terá ganhos com a Fatec.