02/12/22 11h36

Alto Tietê: caderno de Negócios do Condemat traz visibilidade para a região

Publicação busca fomentar novos investimentos ao grupo de municípios que inclui Mogi e responde por 5% de toda a riqueza produzida no Estado

O Diário de Mogi

Os 12 municípios do Condemat- Consórcio de Municípios do Alto Tietê acabam de ganhar uma importante vitrine para atrair novos investimentos. O Caderno de Negócios foi lançado nesta quarta-feira (30) durante evento realizado em Guarulhos. 

A publicação traz um retrato da área do Condemat, incluindo dados econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB) da Região que soma mais de R$ 119 bilhões, respondendo por 5% de toda a riqueza produzida em São Paulo, assim como os números de exportação e importação, volume de empregos formais e um perfil das cidades membros do consórcio. 

O presidente do consórcio e prefeito de Guarulhos, Guti, destaca a relevância do Caderno de Negócios para divulgar os municípios. "Esse é um mapa do tesouro de como chegar nas cidades e de que maneira investir em cada uma delas. Precisamos pensar estrategicamente como Região e bloco. A melhor política pública que existe é gerar empregos. Para isso, é preciso ser um facilitador de agendas positivas para que os industriais, investidores e comerciantes tenham vontade de investir, gerar emprego, renda e pagar impostos para que as cidades se desenvolvam", destacou. 

Um dos destaques do lançamento foi a palestra "Cenário econômico global e nacional: impactos e perspectivas para a Região em 2023" do doutor em economia e professor associado da Fundação Dom Cabral, Carlos Braga. 

"A Região tem uma diversidade tremenda e isso certamente ajuda a enfrentar os choques externos. O Condemat tem um instrumento muito útil no contexto do seu caderno com informações sobre a Região. Isso certamente posiciona os municípios de uma forma favorável em termos da competitividade para atrair empresas, pessoas e apoiar o desenvolvimento das cidades", analisou o economista. 

A publicação teve importantes parceiros como a multinacional Suzano, Sicredi, EDP, CMP Business Solutions, CIEE e Sincomércio, além do apoio de Murc, Senac e Caixa. A diretora de negócios do Sicredi Progresso PR/SP Carina Vargas, destacou a relevância do Caderno de Negócios. "Não temos dúvidas sobre como essa Região é promissora. O lançamento deste Caderno de Negócios traz muito além de indicadores econômicos, mostra o potencial e a representatividade das cidades", afirmou. 

Para a diretora de distribuição da EDP São Paulo, Cristiane da Costa Fernandes, os consórcios são essenciais para o desenvolvimento regional. "O CONDEMAT tem um histórico de ações pragmáticas e de resultados que fazem com que seja reconhecido como consórcio de referência no cenário nacional", avaliou. 

O deputado estadual Jorge Wilson parabenizou a iniciativa do CONDEMAT. "O lançamento do Caderno de Negócios é muito importante, chega em um momento oportuno e dá visibilidade aos municípios. A publicação pode ser acessada pelos investidores interessados em fazer investimentos que gerem economia, renda e empregabilidade", disse. 

O lançamento do Caderno de Negócios, que pode ser acessado em www.condemat.sp.gov.br, contou com a presença dos prefeitos de Arujá, Luiz Antonio de Camargo; Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior; Guararema, José Luiz Eroles Freire; Mogi das Cruzes, Caio Cunha; Salesópolis, Vanderlon Gomes; Santa Isabel, Carlos Augusto Chinchilla e Suzano, Rodrigo Ashiuchi; dos vice-prefeitos de Biritiba Mirim, Adriana Rufo; Ferraz de Vasconcelos, Daniel Balke; Guararema, Odvane da Silva Rodrigues; Poá, Geraldo Rodrigues e Santa Branca, Helcio Castello. 

fonte: https://odiariodemogi.net.br/cidades/caderno-de-negocios-do-condemat-traz-visibilidade-para-a-regi-o-1.60374