16/02/09 15h09

Amanco amplia a produção em 20%

Valor Econômico - 16/02/2009

Em meio às notícias de demissões em massa, retração econômica e crises sem paralelo em diversos setores, a Amanco, segunda maior fabricante de tubos e conexões no Brasil, decidiu que esta é a hora para ampliar sua capacidade de produção. Prevendo um crescimento de 22% no volume de vendas este ano, a companhia controlada pelo grupo mexicano Mexichem está investindo na compra de máquinas e equipamentos para expandir para 150 mil toneladas sua capacidade de produção nas quatro fábricas que tem no país, um aumento de 20%. Os planos da empresa, que registrou um aumento de 34% em sua receita em 2008 sobre 2007 atingindo US$ 440 milhões, não se resumem apenas em expandir a capacidade produtiva. A Amanco ampliou em 75% sua verba publicitária e deve investir cerca de R$ 60 milhões (US$ 26,1 milhões) em marketing este ano. A maior parte desses recursos serão aplicados em uma estratégia de divulgação da marca em rádio e televisão, mais especificamente em eventos ligados ao futebol. A decisão de investir R$ 51 milhões (US$ 22,2 milhões) em expansão das unidades produtivas faz parte desse plano de "reorganização" da Amanco. A companhia operou no ano passado com 82% de sua capacidade instalada, índice alto demais na opinião do executivo. Neste momento a Amanco não planeja ampliar o número de unidades fabris. As duas fábricas de São Paulo e as outras duas de Santa Catarina, com os investimentos que estão sendo feitos na compra de novos equipamentos, serão suficientes para atender a demanda de 2009. O investimento da Amanco não foca apenas o crescimento do mercado. Todo o esforço de marketing e o aumento da escala também estão ligados diretamente ao objetivo da companhia de ganhar mercado de sua maior concorrente na América Latina, a Tigre. A Amanco garante que o único país em que não é líder de mercado é o Brasil.