14/10/10 06h52

Ambev espera melhor verão de todos os tempos

Valor Econômico

O próximo verão, que começa em dezembro, deverá ser o melhor da história em vendas de cerveja, segundo Carlos Lisboa, vice-presidente de marketing da Ambev, maior cervejaria do país, com cerca de 70% do mercado. "Teremos todos os fatores que impulsionam o consumo: clima bom, momento econômico favorável e inovações", disse o executivo ontem durante o lançamento da Skol 360°, uma cerveja que promete não estufar o consumidor que bebe e come ao mesmo tempo.

"O primeiro semestre já foi excepcional", diz Lisboa. De fato, o aumento das vendas em volume registrado pela Ambev - de 14,9% nos primeiros seis meses do ano em relação ao mesmo intervalo de 2009 - mostra um salto quase três vezes maior do que o crescimento de todo mercado no ano passado, que foi de 5,9% em volume segundo a Nielsen. De janeiro a julho deste ano - período que incluiu a Copa do Mundo - a cervejaria vendeu mais de 3,9 bilhões de litros de cerveja, contra 3,4 bilhões do mesmo período do ano passado, quando as vendas tiveram alta de 5,5% em relação à primeira metade de 2008. Mantendo-se esse ritmo, o próximo verão, que concentra 40% do consumo do ano, deve superar todas as marcas.

Para se preparar para a temporada, a empresa vem desde o início do ano investindo para aumentar a capacidade de produção em 15%, com recursos que até agora já somaram R$ 1,6 bilhão (US$ 941,2 milhões). "Nosso orçamento de investimentos este ano é recorde e chegará a R$ 2 bilhões (US$ 1,18 bilhão), incluindo aí o lançamento da Skol 360°", diz Lisboa.

A cerveja, segundo ele, é fruto de três anos de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da empresa, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Mais de 4 mil consumidores foram entrevistados. "Perguntamos a eles como seria a cerveja ideal", disse o vice-presidente. "A primeira resposta é sempre a mesma: uma cerveja que fizesse o consumidor ir menos vezes ao banheiro - o que ainda é impossível de se desenvolver. A segunda resposta é uma cerveja que empapuça menos - e isso conseguimos fazer", afirmou.

A nova cerveja, segundo Luciano Horn, mestre cervejeiro e gerente de desenvolvimento de produto da Ambev, leva menos fermento que a tradicional e também fica menos tempo no tanque de fermentação - o que eliminaria a sensação de estar estufado. A Skol 360° será produzida nas fábricas de Agudos (SP) e de Brasília. Ela foi lançada em fase de teste por quatro meses no Distrito Federal e em Goiânia. A partir de sábado, será vendida inicialmente em supermercados e bares de São Paulo, Campinas, Santos, Sorocaba e Vale do Paraíba.