29/06/09 15h47

Ambiciosa, a Chery se prepara para chegar ao Brasil em julho

Valor Econômico

A montadora chinesa Chery faz os últimos preparativos para entrar no Brasil ainda em julho. Vem disposta a ocupar uma boa parcela do mercado brasileiro no prazo de um ano e meio. A fabricante chega associada ao grupo paulista JLJ, de Salto, interior de São Paulo, e começa oferecendo ao consumidor o utilitário Tiggo, que começou a ser montado no Uruguai. A intenção da empresa com esse modelo é tomar mercado do EcoSport, da Ford. A meta da Chery é ambiciosa: neste ano já pretende vender 3 mil veículos no país. Para isso, planeja para setembro trazer mais três modelos, que virão da China. Em 2010, quando espera já ter uma rede de 80 concessionárias ofertando seus veículos, prevê comercializar 15 mil.

Ignácio de Moraes Júnior, presidente do grupo JLJ, garante que já tem 30 concessionários comprometidos com a Chery nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Metade desse número, segundo a empresa, que preferiu não revelar nenhum nome pois ainda fecha acordos, está certa e outro tanto ainda em fase final de assédio para mudar de bandeira. Escolhido pela Chery para ser seu representante no país, o grupo JLJ é mais conhecido por sua atuação no ramo de alimentação pronta, com a empresa Nutriplus. Além desse negócio, está presente na construção civil, distribuição de combustíveis, transporte e logística de cargas, reflorestamento, segurança patrimonial e distribuição e locação de veículos.

Além do Tiggo, completo e com motor 2.0, e que terá preço na faixa de R$ 49 mil (US$ 24,5 mil), a chinesa vai competir no Brasil com o Chery Face, um monovolume compacto com motor flex 1.3. O carro vai brigar no mercado do Polo, da VW. O valor de venda é estimado em R$ 30 mil (US$ 15 mil). A montadora também apostará no mercado de carro popular. Neste caso, contará com o QQ, veículo super compacto, à gasolina, de motor 1.1. O objetivo é brigar, com um preço na faixa de R$ 20 mil (US$ 10 mil), com o Uno Mille, da Fiat, um carro que resiste há mais de uma década no mercado. O Chery A3, ainda sem nome no Brasil, é outra aposta da montadora. É um hatch/sedan, à gasolina, motor 1.6, com sistema de freio ABS e air bag duplo.

A concorrência da Chery no país não se resumirá às tradicionais marcas Ford, GM, Fiat e VW, às francesas Renault e Peugeot e às japonesas Honda, Toyota e Mitsubishi. Pelo menos outras quatro.