10/11/06 17h27

Americanas aposta no formato express

Gazeta Mercantil - 10/11/2006

A Lojas Americanas S.A. planeja abrir cerca de 40 lojas em 2007. A empresa já tem oito unidades contratadas para o próximo ano (seis no modelo tradicional e duas no formato Express), outras 15 em fase de assinatura de contrato e possui em seu portfólio mais 60 sob análise. Do investimento de US$ 46 milhões feito de janeiro a setembro, a maior parte - US$ 23 milhões - foi destinada a reformas e inaugurações. A atualização tecnológica demandou US$ 13 milhões; e distribuição e logística, US$ 6,5 milhões. No terceiro trimestre foram abertas sete lojas, quatro no modelo tradicional e três no express. Neste quarto trimestre, outras quatro foram abertas (três tradicionais e uma express). O cronograma de inaugurações da empresa prevê a abertura de outras 19 lojas até o final do ano, sendo cinco express.
A expectativa é que a proporção fique, em média, dois terços de lojas tradicionais para um terço de lojas no formato express. Atualmente, as tradicionais somam 218 lojas e as Americanas Express, 30 (13,7%). O modelo express foi pensado inicialmente para ter 500 metros quadrados. Hoje, no entanto, já existem lojas que variam de 300 m² a 550 m². No final do mês de setembro, a empresa começou a instalar em lojas físicas quiosques da Americanas.com, como uma maneira de alavancar as vendas pelo site. A Lojas Americanas registrou crescimento de 41% na receita bruta consolidada, de US$ 520 milhões, no terceiro trimestre deste ano. De janeiro a setembro, a receita bruta consolidada totalizou US$ 1,74 bilhão, contra US$ 1,07 bilhão no acumulado até setembro de 2005, um crescimento de 37,6%.