22/07/15 14h34

Andradina terá quase R$ 13 mi para construção de agroindústria

Folha da Regiao

Andradina deverá ganhar, em até dois anos, uma agroindústria de beneficiamento de leite. O investimento, avaliado em R$ 12,8 milhões, tem o objetivo de contemplar cerca de quatro mil famílias de assentamentos e produtores rurais do município e da região.

A iniciativa é da Coapar (Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo), de Andradina, em parceria com a Prefeitura.

A maior parte dos recursos virá do programa federal Terra Forte, voltado à agroindustrialização em assentamentos agrários. O convênio foi assinado na última semana. O projeto foi o primeiro selecionado entre 200 participantes do programa, coordenado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Do total investido, a cooperativa entrará com contrapartida de R$ 3 milhões.

O dinheiro será aplicado na compra de tanques de resfriamento de leite para composição de uma agroindústria e caminhões para transporte do alimento. Além de Andradina, participam da cooperativa produtores de Castilho, Guaraçaí, Ilha Solteira, Itapura, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Pereira Barreto e Suzanápolis.

Produção

Hoje, cerca de 900 produtores integram a Coapar, sendo que aproximadamente 600 produzem leite, gerando 30 mil litros por dia, que são distribuídos para toda a região, principalmente para a merenda escolar. Com a construção da agroindústria, a previsão é de que o número aumente para 50 mil litros, além da produção de derivados, como iogurte, manteiga, queijo e requeijão de qualidade e menor uso de agrotóxicos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário de Andradina, Rosivaldo de Paula, o empreendimento deve gerar 20 empregos diretos. “Ainda não é possível mensurar a criação de empregos indiretos, mas a agroindústria contemplará a logística de recolhimento, industrialização e comercialização do leite”, destaca.