10/09/12 15h11

Anfavea melhora perspectiva para o ano

Brasil Econômico

Entidade prevê a produção de 3,6 milhões de veículos no ano e vendas  5% maiores que em 2011

Coma boa performance das vendas de veículos no país nos últimos meses, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vê uma luz no fim do túnel. A entidade revisou a previsão de produção para este ano. Até julho, a Anfavea previa a manutenção dos números do ano passado, com a venda recorde de 420,1 mil de unidades de agosto e uma produção de 329,3 mil veículos, a entidade agora estima que a produção deve atingir cerca de 3,6 milhões de veículos este ano, com crescimento de 2% em comparação como ano passado. As vendas devem aumentar em torno de 5%, pela projeção da entidade.

“Os estoques fecharam em 19 dias. Foi ummês muito positivo para a indústria automobilística do país”, disse o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini. Segundo dados da entidade, em agosto ficaram nos pátios das montadoras e nas revendas do país 172 mil unidades ante cerca de 400 mil veículos em julho. Belini também informou que a entidade espera para o fim do mês o anúncio do novo regime automotivo do país.

A medida, que vai orientar os novos investimentos e o mercado brasileiro até 2017, estava prevista para ser publicada em maio, quando ocorreu o anúncio da redução e isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis. “Esperamos que isso saia o mais rápido possível para nos organizarmos para 2012.” Na quarta, dia 12, as montadoras devem se reunir com o governo para os últimos ajustes da lei.