08/02/19 13h19

Antibióticos do Brasil investe R$ 180 milhões na ampliação da unidade de Cosmópolis com suporte da InvestSP

Multinacional inaugura nova linha de produção e irá contratar 150 novos funcionários

InvestSP e ABL

A ABL, empresa que produz medicamentos de alta complexidade e exporta para mais de 25 países, com as mais exigentes normas de segurança, investiu R$ 180 milhões na nova área da indústria farmacêutica, promovendo o aumento da capacidade produtiva da empresa.

Os dois novos prédios da expansão totalizam 11.000m², ampliando em 25% a área construída na unidade da empresa, em Cosmópolis, destinados à fabricação e armazenagem de medicamentos que abastecem o mercado interno e externo.

Os novos prédios, que irão gerar cerca de 150 empregos diretos e indiretos para o município e região, e equipamentos com tecnologia de ponta para a produção dos medicamentos.

“As novas áreas podem ser consideradas modelo na América do Sul e pioneira no Brasil por conta da tecnologia empregada na linha de produção. Toda a parte de equipamentos e conceitos são únicos na produção de antibióticos estéreis por reduzirem o contato humano com o produto, garantindo mais segurança na fabricação”, revela Sidnei Bianchi Júnior, gerente da indústria.

A InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, prestou assessoria ambiental e de infraestrutura ao projeto das linhas de transmissão de energia para que se cumprisse o cronograma da obra. Os atendimentos às empresas do setor de ciências da vida são prioritários para a agência paulista. O investimento da ABL ajuda na melhora da qualidade de vida da população e mostra que as empresas instaladas no Estado de São Paulo têm tecnologia para atender o mercado mundial de saúde.

Para atender a demanda elétrica da fábrica, que antes era de 2.650 kW e passou para 4.450 kW com a expansão, a empresa investiu R$ 20 milhões em uma subestação e uma linha de transmissão com circuito duplo de alta tensão com extensão de cinco quilômetros cada, ligando a subestação mais próxima da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) até a nova subestação construída dentro da unidade, capaz de transformar a energia em baixa tensão, que é utilizada nos equipamentos.

“Esse investimento apresentou o melhor custo benefício, já que o volume de energia disponibilizado pela CPFL não atendia nossa demanda com a nova área. Com a subestação, a empresa compra energia mais barata, tem menor risco de oscilação e falhas, menor impacto ambiental e ainda está trabalhando com folga, com condições para abastecer até futuras ampliações da unidade”, justifica Marco Bosoni, presidente da ABL.

Para o prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, é uma infraestrutura importante para atrair novos investidores. "A expansão propiciará a geração de novos empregos e reflete favoravelmente no índice de participação do ICMS do município. Além disso, a rede de alta tensão, preparada para atender novas empresas ou a expansão das indústrias que já estão em nossa região, será um grande atrativo para o crescimento do parque industrial instalado naquele local”, afirma o prefeito.

Antonio Bento, CEO da IBS Energy, empresa especializada em gestão de energia e responsável pela gestão do projeto e da construção da subestação, explica que a estrutura foi dimensionada para demanda de energia acima da necessidade atual, justamente para atender a futuras ampliações do complexo fabril da ABL, em Cosmópolis, além de garantir qualidade no fornecimento de energia. “Mudando a demanda contratada de média para alta tensão, minimiza o risco de falhas e interrupções no fornecimento de energia, um ponto fundamental para a criticidade dos processos de produção da ABL e exportação, inclusive para os Estados Unidos. Uma simples interrupção pode danificar um lote inteiro de produção. Por isso a importância do fornecimento de energia sem interrupções. A IBS Energy está orgulhosa de ter participado de um projeto tão importante”, comenta Bento.

O projeto da instalação das 19 torres da linha de transmissão também teve a compensação ambiental, com o replantio, na área da ABL, de 12 mil árvores de várias espécies, incluindo pau-brasil.

Sobre a ABL

A Antibióticos do Brasil foi criada em 2003 e pertence a ACS Dobfar, grupo italiano com mais de 40 anos de mercado e um dos líderes mundiais na fabricação e comercialização de antibióticos. Com unidades em Cosmópolis e Sumaré, interior de São Paulo, possui tecnologia de ponta na fabricação de medicamentos injetáveis de alta complexidade, é líder no país nesse segmento e a única detentora de aprovações internacionais na América Latina para a produção de medicamentos para os EUA, Europa e Japão.