20/03/12 13h42

Antivírus da Norton será "made in Brazil"

Valor Econômico

A desenvolvedora de softwares de segurança Symantec iniciou a fabricação dos programas antivírus da marca Norton no Brasil. A empresa estudava a medida há três anos, mas só tomou a decisão fim de outubro do ano passado, afirma Fabiano Tricarico, diretor de vendas da Norton na Symantec para a América Latina.

A fabricação dos softwares em CD e das caixas será feita em parceria com a Sonopress Rimo Indústria Fonográfica, em São Paulo. O Brasil é o quarto país em que a Symantec decide produzir software fora dos Estados Unidos. Os outros países com fábricas são China, República Tcheca e Singapura. "O Brasil é um dos países emergentes com crescimento mais rápido", observa Tricarico. De acordo com o executivo, as vendas para o varejo no país crescem pouco acima de 20% ao ano.
 
O país é o 11º maior mercado para a Symantec no mundo e representa em torno de 2% de seu faturamento global. Tricarico afirma que o objetivo de fabricar os antivírus no Brasil é para melhorar o atendimento ao varejo e fortalecer as vendas nas lojas. A expectativa é reduzir o tempo de entrega das encomendas de 25 para sete dias. Com isso, a companhia espera elevar as vendas para o varejo em 20% neste ano, acompanhando o ritmo de expansão das vendas de licenças feitas pela internet. No mundo, 75% das vendas da Symantec são feitas para empresas e o restante no varejo.