29/11/12 17h54

Anunciado pelo Estado, trem regional ganha nova parada em Jacareí

O Vale

Governo de SP aprova PPP para implantação de um sistema de Trem Expresso para atender 14 cidades, entre elas, 4 do Vale do Paraíba

O governo paulista aprovou uma PPP (Parceria Público Privada) para a implantação de um sistema de Trem Expresso Metropolitano para atender 14 cidades, entre elas quatro municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Na RMVale, o trem regional ligará Pindamonhangaba, São Paulo e Sorocaba, com paradas em Taubaté e São José dos Campos, conforme O VALE divulgou com exclusividade no dia 9 de novembro.
A novidade do projeto apresentado anteontem pelo vice-governador, Guilherme Afif Domingos (PSD), é a inclusão de uma parada em Jacareí.
A PPP, a maior de São Paulo, segundo o vice-governador, está estimada em cerca de R$ 20 bilhões.
O trecho da RMVale do Trem Expresso de passageiros deve começar a ser operado a partir de 2019, informou Afif.
A expectativa de demanda para a região é de 18 mil passageiros por dia.
O vice-governador, que coordena o Conselho Gestor de PPPs do Estado, disse que a tarifa média do TEM gira em torno de R$ 15 a preço de hoje.
Afif relatou que o TEM terá velocidade de cruzeiro de 120km/h, podendo atingir até 160km/h.
“A proposta é utilizar a velocidade e capacidade da iniciativa privada e o Estado para viabilizar o projeto”, disse.

Estudo. A proposta do Trem Expresso Metropolitano foi apresentado ao governo paulista pela EDLP (Estação da Luz Participações) e pelo banco BTG pactual.
Pela proposta, o governo bancará 30% do investimento e a iniciativa privada 70%.
A concessão de exploração do sistema será por 35 anos. “Depois tudo volta para o Estado”, disse Afif. “A proposta é utilizar o leito ferroviário existente, com adaptações necessárias ao sistema”, afirmou.

Trechos. Além dessa linha, o estudo prevê implantar o TEM entre Americana e Santos, com paradas em Campinas, cidades do ABC e Capital.
Segundo o vice-governador, o primeiro TEM que será implantado atenderá a região metropolitana de São Paulo até Americana, de maior densidade e demanda populacional.
Depois, será entre Jundiaí e Santos e, finalmente, entre Sorocaba e Pinda.
A previsão é que o projeto seja licitado em 2013, com início de obras em 2014 e início de operação em 2016.