08/12/14 15h16

Apex-Brasil, atraindo investimento e inovação

Agência participa da instalação de grande centros de pesquisa

Época Negócios

Um dos passos essenciais para desenvolver tecnologias e negócios no Brasil é instalar centros de pesquisa que estabeleçam pontes entre grandes empresas e a academia, gerando conhecimento de forma colaborativa. E um dos protagonistas nessa iniciativa é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. “Nosso objetivo é colaborar para o desenvolvimento do ecossistema de inovação, atraindo e relacionando empresas para impulsionar o ambiente de tecnologias e negócios do Brasil”, afirma Maria Luisa Cravo, gerente-executiva de investimentos da Apex-Brasil.

Como resultado desse esforço, a agência já participou da atração, em diversas cidades brasileiras, de seis grandes centros de pesquisa, ligados a empresas como GE, Boeing, Intel, Lenovo, Qualcomm e IBM. No caso do Centro de Pesquisas Global da GE, instalado na Ilha do Bom Jesus, na cidade do Rio de Janeiro, a Apex-Brasil estabeleceu uma parceria com a matriz da companhia, fornecendo informações e dados úteis para consolidar a decisão de implantar esse polo de pesquisa no Brasil – e não em um dos mais de 170 outros países onde a GE atua e que concorriam para receber o Centro.

“Temos especial interesse no relacionamento com o setor de corporate ventures das grandes empresas”, diz Maria Luisa. “Eles são braços de investimentos em tecnologias complementares às desenvolvidas por elas e, com nossa intermediação, podem entrar em contato com outras empresas e estabelecer trocas.”

Parceria com ministérios
Outra parceria importante da Apex-Brasil é com a Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Sua mais recente iniciativa foi a elaboração de um estudo conjunto avaliando o potencial e as necessidades tecnológicas de quatro setores estratégicos: saúde, petróleo & gás, energias renováveis e Tecnologia da Informação. Com esse mapeamento já concluído, a agência entrará em contato com empresas estrangeiras aqui estabelecidas, deflagrando uma campanha de atração de investimentos.

Nesse esforço, a Apex-Brasil irá criar um website com conteúdo próprio relacionado a esses setores e promoverá diversos eventos setoriais ao longo de 2015. “Em 31 de março, por exemplo, realizaremos em Nova York o Innovating Brazil, que reunirá executivos e formadores de opinião para tomar contato com as potencialidades do país nesses quatro setores”, diz Maria Luisa.

Impulso às startups
Além de grandes empresas já consolidadas, a Apex-Brasil também dá especial importância ao fomento de empreendimentos em estágio inicial, aproximando fundos de investimentos e startups. A agência atua como o braço internacional do Programa Start-Up Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde agosto de 2013, a Apex-Brasil mantém em San Francisco, Califórnia, um escritório de networking para empresas nascentes e potenciais investidores, que podem ali trocar informações e discutir planos.

Uma dessas iniciativas será realizada em San Francisco no dia 9 de dezembro de 2014: o “Demo Day” irá colocar 11 startups brasileiras para fazer apresentações sucintas e objetivas a potenciais investidores internacionais. “Desde o ano passado, 15 startups já obtiveram investimentos a partir de ações coordenadas pela Apex-Brasil, apoiadas pelo escritório de São Francisco, e a maioria delas é ligada à Tecnologia da Informação”, conta Maria Luisa.

A Apex-Brasil apoia cerca de 12 mil empresas brasileiras de 80 setores da economia, todos de produtos e serviços de médio e alto valor agregado. Juntas, essas empresas respondem por 15,46% do total exportado pelo Brasil em 2011, para mais de 200 mercados.

Barômetro Global da Inovação 2014 – Capítulo Brasil
A terceira edição da pesquisa, a ser lançada oficialmente pela GE nesta segunda-feira (08/12), leva em conta as percepções de 200 líderes brasileiros, dentre 3,2 mil executivos de grandes companhias, em 26 países. As diferentes iniciativas e mecanismos de fomento à inovação serão parte do Inova+, evento em que é divulgado o Capítulo Brasil do Barômetro Global da Inovação 2014 e que, neste ano, é realizado sob o formato de YouTube Live. O objetivo do estudo é investigar os caminhos para que se inove mais e melhor.