02/02/22 14h53

ApexBrasil e Inmetro pretendem sensibilizar 330 empresas sobre barreiras técnicas ao comércio internacional

Comex do Brasil

Para impulsionar ainda mais o comércio exterior brasileiro – que em 2021 bateu recorde de exportações e tornar o Brasil referência em qualidade industrial, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), firmaram nesta sexta-feira (28) o plano de trabalho para 2022, em que uma das metas é triplicar o número de empresas sensibilizadas sobre barreiras técnicas ao comércio internacional. 

A parceria entre as duas instituições remonta ao ano de 2012, sempre buscando sensibilizar o setor empresarial sobre questões relativas ao Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) da Organização Mundial do Comércio, em vigor desde 1995. No escopo do atual Acordo de Cooperação Técnica, assinado em 2018, e com duração de cinco anos houve realização de uma série de eventos, como a segunda edição da Convenção Internacional de Comércio e Normas Voluntárias de Sustentabilidade (NVS), seminários e workshops, os quais permitiram aos empreendedores brasileiros tomarem conhecimento das exigências internacionais sobre seus produtos. 

“O Inmetro nasceu há 50 anos, a partir de uma visão de Estado que entendia que o Brasil teria que competir internacionalmente, em prol do desenvolvimento e fortalecimento de sua indústria. E, até hoje, é justamente para isso que trabalhamos: para apoiar a indústria e o comércio. Diferente do que se pensa muitas vezes, a fiscalização de conformidade não restringe, mas sim viabiliza uma produção industrial competitiva. Através da ApexBrasil, podemos tornar o conhecimento técnico mais acessível”, destacou o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson. 

No ano passado, 109 empresas foram atendidas pelo plano de trabalho do convênio. Para 2022, almeja-se atender 330 empresas, com iniciativas mais ambiciosas, como workshops digitais com participação da OMC, boletins informativos e tradução para o português do TBT Handbook, manual sobre o Acordo TBT da OMC, que contará com a revisão técnica do Inmetro. 

“Nos preocupamos em consolidar uma noção de qualidade sobre os produtos brasileiros. Queremos trabalhar nichos, para sermos reconhecidos por qualidade e excelência em produtos de determinados segmentos. É preciso fugir da armadilha da ideia de que muito da nossa competitividade vem dos preços e não da qualidade dos nossos produtos. Queremos ajudar as empresas brasileiras a chegar nessa curva de excelência”, explica o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana. 

Inmetro na Expo 2020 Dubai 

Na ocasião de assinatura das diretrizes de trabalho, ainda foi tratada a participação do Inmetro no Pavilhão do Brasil na ExpoDubai. O instituto irá apresentar ao mundo o conceito e as ações do o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (IQ) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que lançaram no ano passado. 

O laboratório é uma parceria entre Inmetro, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e Fundação do Parque Tecnológico Itaipu. No local, empresas que estão desenvolvendo soluções para cidades inteligentes têm acesso direto a profissionais das instituições parceiras, que orientam e trabalham conjuntamente em questões relacionadas à metrologia, às normas técnicas e à avaliação da conformidade. 

fonte: https://www.comexdobrasil.com/apexbrasil-e-inmetro-pretendem-sensibilizar-330-empresas-numero-sobre-barreiras-tecnicas-ao-comercio-internacional/