20/03/13 12h31

APL dos Químicos quer fortalecer indústria da Região

ABCD Maior

Grupo lançado nesta terça-feira tem o objetivo de encontrar soluções para os problemas das empresas

A Prefeitura de São Bernardo lançou na manhã desta terça-feira (19/03) o APL (Arranjo Produtivo Local) dos Químicos para estimularo setor na Região. A reunião ocorreu no salão nobre do Paço Municipal e contou com a presença de representantes dos empresários, trabalhadores e da Administração Municipal.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo criou o APL de nove setores que são considerados estratégicos. O intuito é reunir empresários, trabalhadores, prefeitura, universidades, entidades de crédito nas reuniões de cada área para criar soluções para os gargalos e tornar os segmentos mais competitivos e fortalecidos. Os setores são: ferramentaria, defesa, móveis, turismo, bares e restaurantes, panificação, químicos, gráficos e autopeças. “Estamos alinhados ao governo federal que busca fortalecer a indústria brasileira, por isso, estamos criando esses APLs. Esses setores precisam de articulação para se enquadrar em novas legislações e aproveitar oportunidades de negócios em alta. A troca de conhecimento é necessária para se destacar no novo cenário”, afirmou o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Jefferson da Conceião, afirmou que é fundamental a troca de informações com todos os envolvidos para dar uma guinada na indústria local. “Se não nos prepararmos, outras empresas ou regiões podem aproveitar as oportunidades de negócios. Queremos fortalecer o desenvolvimento local. Temos o maior parque industrial da América Latina e potencial para atender as novas demandas. E o ramo químico é um dos maiores”.

Os problemas da indústria química são diversos, desde novas legislações ambientais e de segurança, até dificuldade em obter crédito, matéria-prima e gastos enormes com gás e energia elétrica. O setor faz parte dos onze conselhos de competitividade criado pelo governo federal em 2011 para fortalecer a indústria nacional. A Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) faz parte desse conselho e também esta no APL dos Químicos de São Bernardo. A representante da entidade, Fátima Giovana C. Ferreira, explicou a importância deste grupo do ABCD. “A organização dos municípios em APL é excelente, assim podemos discutir os problemas diretamente com os empresários de todos os ramos químicos. Os APLs fortalecem a indústria local, e o ABCD tem muitas empresas químicas, que podem crescer diante das oportunidades de negócios novas.”

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Químicos do ABCD, Paulo Lage, afirmou que a expectativa é que o grupo consiga criar soluções para os diversos problemas do setor. “Acreditamos que muitas ideias e soluções podem surgir nessa união e assim obter uma indústria mais forte.” De acordo com o sindicalista são 900 empresas químicas na Região, entre elas do ramo químicos, petroquímicos, farmacêutico, plastico, borracha, tintas, resinas, explosivos.

A próxima reunião do APL Químico será em 8 de maio, às 9h no salão Nobre do Paço Municipal de São Bernardo. A reunião é aberta aos empresários do ramo.