04/10/10 12h57

Aplicativos móveis impulsionam setor

Valor Econômico – 04/10/10

A decisão das empresas de investir mais na renovação da infraestrutura de TI também favoreceu os segmentos de software e serviços. A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) estima que esse segmento tenha crescido em torno de 20% no terceiro trimestre. "O ritmo de crescimento tem se mantido o mesmo do primeiro semestre", afirma o presidente da ABES, Gerson Schmidt. Para o ano, ele estima que o crescimento deva ser também de 20%, para uma receita de US$ 15 bilhões.

O diretor de consultoria para TI da Accenture, Ricardo Chisman, aponta a área de aplicativos para dispositivos móveis como um dos segmentos de software que mais cresceu no trimestre. Em serviços, diz, a demanda por soluções de central de atendimento foi a mais representativa. A Accenture não divulga números sobre o mercado brasileiro, mas projeta elevação de dois dígitos para as áreas de sistemas e serviços neste ano.

A Symantec, especializada em sistemas antivírus e serviços de segurança, registrou aumento de 45% nas vendas, de acordo com o diretor-geral da companhia no Brasil, Wagner Tadeu. "A economia está aquecida e a demanda por serviços ligados a armazenamento e proteção de dados não para de crescer", afirma o executivo. Entre os setores da economia que mais investiram em software e serviços de segurança estão bancos, empresas de telecomunicações e varejo.

A divisão de software e serviços de rede da HP, por sua vez, registrou expansão de 25% em relação ao segundo trimestre e de 28% na comparação com o terceiro trimestre de 2009. "As empresas retomaram todos os projetos que estavam engavetados há mais de um ano", afirma o diretor da área de servidores, armazenamento e redes da HP, Alexandre Kazuki. Ele também observa que, com o aumento do tráfego de dados por internet, muitas empresas têm buscado a contratação de serviços em lugar do reforço de sua estrutura interna de TI. Essa procura tem contribuído para a expansão do setor de serviços. Para o ano, a HP projeta para a divisão de software e serviços um crescimento de 22% a 25% em volume de vendas.

O vice-presidente de serviços da IBM Brasil, Paulo Portela, acrescenta que a demanda por serviços cresce não apenas entre empresas, mas também na área governamental, principalmente nas prefeituras. "Municípios que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2010 e Jogos Olímpicos de 2016 já estão começando a reforçar sua estrutura de TI", afirma Portela.