12/08/08 15h50

Após 25 anos, Fernández Mera passa o bastão para o sucessor

Gazeta Mercantil – 12/08/2008

A Fernandez Mera Negócios Imobiliários resistiu à onda de abertura de capitais que atingiu o mercado imobiliário, prepara-se para um processo de sucessão e estreitou ainda mais o compromisso com seus clientes incorporadores para segui-los até os mercados onde estão desenvolvendo novos empreendimentos. Ainda encabeçada por seu fundador, Elbio Fernández Mera, a empresa comemora no mês que vem seus 25 anos com o firme propósito de, até o final de 2008, dobrar suas vendas em relação ao ano passado, para R$ 2,5 bilhões (US$ 1,6 bilhão). O plano inclui a expansão para novos mercados, acompanhando os cerca de 100 clientes incorporadores para os quais a empresa presta serviços. Para estreitar esses laços, a corretora disponibiliza para as construtoras e incorporadoras apoio técnico com pesquisas de mercado, traça estratégias de marketing dirigido e desenvolve treinamento e campanhas de incentivo para as equipes de venda. Com isso, a imobiliária partiu de São Paulo, que é seu mercado berço, para novos territórios. Nos últimos anos a Fernandez Mera têm crescido tanto em número de lançamentos, quanto em volume de vendas. Em 2007 foram negociadas 2,9 mil unidades residenciais, com valor potencial de vendas de R$ 1,23 bilhão (US$ 637,3 milhões). A previsão para 2008, é dobrar esse número. A Fernandez Mera tem atualmente cerca de 1,1 mil corretores autônomos e planeja preencher mais 500 vagas até setembro, principalmente nas praças onde está abrindo novos escritórios: Campinas, São José dos Campos e Jundiaí. Para preparar os novos integrantes das equipes de vendas, a empresa criou um departamento chamado de Gente e Gestão, que atua na identificação de talentos para novas contratações e na formação dos corretores. Agora, aos 65 anos, o fundador prepara-se para entregar a presidência da empresa a um de seus cinco filhos, Gonzalo Fernandez, que atualmente é seu sócio no negócio. O futuro da Fernandez Mera, com a entrada de Gonzalo, é ter uma operação nacional, em todos os estados, através de abertura de atividades próprias ou através de associações com empresas locais, afirma Elbio Fernández. O interior paulista também está na mira da imobiliária. Na semana passada a corretora inaugurou uma unidade de vendas em Campinas, onde já atuava a partir da sede paulista e onde já trabalha com cerca de dez empreendimentos residenciais e comerciais de diferentes clientes, e que agora ganhou estrutura e suporte locais. A abertura de novos escritórios no interior paulista vai chegar também a São José dos Campos e Jundiaí, onde já trabalha há 20 anos.