01/07/08 11h38

Após aquisições de peso, Evialis investe para elevar oferta

Valor Econômico - 01/07/2008

O grupo francês Evialis, que concluiu em maio a compra das operações da Cargill no mercado brasileiro de nutrição animal, parte agora para a consolidação de sua posição de líder desse segmento no país. A empresa vai investir R$ 42 milhões (US$ 26,3 milhões) nos próximos anos para ajustar a produção de suas fábricas e também para o lançamento de novos produtos. Os primeiros R$ 2 milhões (US$ 1,3 milhão) serão desembolsados em seis meses, segundo o diretor-presidente da Evialis, Nilton Ribera Perez. Esses recursos serão aplicados em seis das nove plantas com as quais o grupo passou a operar após a série de aquisições. Os outros R$ 40 milhões (US$ 25 milhões) serão gastos no médio prazo. No momento, novas compras de concorrentes não estão previstas, de acordo com o executivo. Ao comprar as quatro unidades remanescentes da Cargill Nutrição Animal no Brasil, braço da multinacional americana para o segmento, a Evialis passou a ter nove fábricas. Além de vender as unidades de Paulínia (SP), Inhumas (GO), São Lourenço da Mata (PE) e Canoas (RS), a Cargill negociou com a M. Cassab, em dezembro de 2007, a planta localizada em Cascavel (PR). No mês seguinte, vendeu à Socil, da própria Evialis, a unidade de Barra Mansa (RJ). Com as operações, a Cargill deixou o mercado de ração no Brasil. Com maior amplitude geográfica de suas fábricas, a empresa amplia sua escala de vendas, avalia Perez. Com margens consideradas apertadas, o setor de nutrição animal acaba exigindo fábricas próximas do mercado consumidor. O custo do frete acabaria inviabilizando os negócios que a Evialis agora poderá fechar com as fábricas compradas da Cargill. As aquisições não deram à Evialis apenas presença física em Estados em que ela antes não tinha fábrica. Em alguns casos, o grupo francês também passou a atuar em ramos de que ainda não participava. A Evialis usará as aquisições também como ferramenta para se tornar mais conhecida no Brasil. O nome da empresa passará a ser associado ao das marcas com as quais ela atua.