02/10/13 16h00

Após incêndio, Liebherr reinaugura fábrica com apoio da Investe São Paulo

Investimento em planta da Liebherr-Aerospace em Guaratinguetá, que agora ficou maior, foi de R$ 70 milhões e emprega hoje 226 pessoas

A equipe da Investe São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, intermediou junto à Secretaria Estadual da Fazenda na reconstrução da fábrica da Liebherr-Aerospace Brasil, localizada no município de Guaratinguetá (SP), no Vale do Paraíba. Destruída por um incêndio em julho de 2011, a fábrica foi completamente reconstruída e teve sua área ampliada em 10%, graças à colaboração da Investe São Paulo, que auxiliou a empresa a resgatar os créditos acumulados de ICMS para o investimento.

A Liebherr-Aerospace Brasil retomou suas atividades integralmente no início de 2013. Até então, parte dos funcionários da fábrica estavam trabalhando em outra empresa do grupo, nas plantas de produção da Liebherr-Aerospace, em Toulouse, França, e Lindenberg, Alemanha. Com a reconstrução da planta, mais de 200 empregos da região foram garantidos.

A intervenção da Investe São Paulo em casos assim é feita a partir de um relacionamento muito próximo entre empresa, prefeitura e Governo do Estado: “A prefeitura teve papel fundamental neste projeto. Foram eles que nos apresentaram à Liebherr em 2011, preocupados com os mais de 200 trabalhadores que foram afetados pelo incêndio”, explicou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

A Liebherr-Aerospace Brasil opera na usinagem de peças aeronáuticas compostas basicamente por ligas de alumínio, como turbinas, motores e outros componentes para aeronaves. Esses produtos são exportados para as fábricas Liebherr-Aerospace na Alemanha e na França.

“A reinauguração da Liebherr-Aerospace, com a reconstrução total da fábrica em um período curto de tempo, de aproximadamente, 18 meses, e a aquisição dos mesmos equipamentos de ponta com o qual trabalhávamos antes do acidente, é muito satisfatório para o Grupo, que tem em seus valores o respeito e a preocupação com seus colaboradores. Para o município, a reconstrução demonstra o interesse da Liebherr em permanecer na região, gerando empregos e investindo na cidade”, afirma Klemens Stroebele, diretor-superintende da Liebherr no Brasil.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, além da assessoria realizada por meio da Investe SP, o governo dispõe de outras iniciativas que auxiliam as empresas instaladas no Estado. “Também possuímos políticas voltadas à desoneração tributária e linhas de financiamento, que contribuem para aumentar a competitividade e atrair novos negócios”, completa.

“Para Guaratinguetá, a retomada e a ampliação da produção da Liebherr é uma importante conquista e motivo de grande satisfação. Além da garantia dos 200 empregos envolvidos na operação, sua reinauguração revela a confiança e o forte interesse da empresa em continuar investindo na nossa cidade, que em contrapartida sempre buscou oferecer todo o suporte, infraestrutura e incentivos necessários para o seu desenvolvimento. Estamos felizes por mais essa vitória, que consolida uma longa e bem-sucedida parceria, que conta com expressiva participação do governador Geraldo Alckmin”, destaca o prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos.

A Investe São Paulo continua atendendo a empresa, oferecendo suporte para questões não só tributárias, mas também ambientais e de infraestrutura. O pleito para a Secretaria da Fazenda foi elaborado em julho daquele ano, e recebeu resposta positiva em dezembro. A partir dali, a empresa estava autorizada a utilizar o saldo credor de ICMS na compra de bens para o ativo imobilizado da fábrica.

Sobre a Liebherr

O Grupo Liebherr foi fundado em 1949 por Hans Liebherr. O grande sucesso do seu primeiro guindaste móvel de torre formou a base da empresa. Hoje, a Liebherr não é apenas uma das maiores fabricantes de máquinas para construção do mundo, mas também é reconhecida em muitas outras áreas como fornecedora tecnicamente exigente, com produtos e serviços orientados para a finalidade a que se destinam. Assim, a empresa cresceu e tornou-se um Grupo de empresas com mais de 38 mil funcionários em mais de 130 empresas, presentes em todos os continentes.

As atividades do Grupo no Brasil são divididas entre duas empresas, localizadas em Guaratinguetá: a Liebherr-Aerospace Brasil Ltda., que produz peças de alta tecnologia para o setor aeronáutico; e a Liebherr Brasil Ltda., que produz escavadeiras hidráulicas, escavadeiras móveis sobre pneus, pás carregadeiras, betoneiras hidráulicas, centrais de concreto, guindastes de torre e guindastes offshore. Além da fabricação desses equipamentos, a Liebherr Brasil Ltda. ainda atua nas vendas e no pós-vendas de equipamentos de Mineração, Guindastes Móveis sobre Esteiras e Pneus, Guindastes Marítimos e Componentes.

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou investir na expansão dos seus empreendimentos. A agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios e facilita o contato das empresas com órgãos públicos e privados.

Estão ainda entre as atribuições da Investe São Paulo recepcionar delegações estrangeiras, apresentar as oportunidades de investimento no Estado, prospectar novos negócios e disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento de São Paulo, além de promover a imagem do Estado no Brasil e no exterior como destino de investimentos. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.