24/06/09 08h45

Aposta da Nissan até 2012 está nos compactos

Valor Econômico

O lançamento de um veículo compacto pela Nissan no Brasil será a base do planejamento da empresa para o triênio 2010-2012. Ainda em fase de gestação, a montadora já deixou claro que pretende disputar a faixa de mercado de veículos que custam entre e R$ 30 mil e R$ 40 mil (US$ 15 e 20 mil). Segundo o presidente da Nissan para o Mercosul, Thomas Besson, toda a estratégia deverá ser traçada em torno desse modelo. O executivo, no entanto, não forneceu maiores detalhes sobre o veículo.

Ontem, a fabricante de automóveis apresentou ao mercado a versão minivan do Livina, até então disponível na versão hach no país. A empresa também inaugurou mais uma concessionária, localizada em São Carlos, no interior de São Paulo. Com a nova revenda, a companhia ampliou para 70 o número de concessionárias da marca no país. A previsão de Besson é de chegar a 93 pontos até março de 2010, o que significará um aumento de 33% sobre a base atual. No total, 46 empresas possuem revendas da Nissan no Brasil. De acordo com o executivo, no momento o foco está sendo a região metropolitana de São Paulo e deve seguir assim até o fim do ano. Outra metrópole destacada por ele é o Rio de Janeiro, para onde a mesma estratégia poderá ser utilizada no futuro. Hoje, a Nissan possui 0,7% de participação no mercado brasileiro. A pretensão de Besson é chegar a 1% ao fim do ano.