Araçatuba e região ganham mais de 9 mil empresas em 2025
Folha da RegiãoEntre janeiro e maio deste ano, a região de Araçatuba registrou a criação de 9.616 novas empresas de pequeno porte, conforme dados divulgados pelo Sebrae-SP com base na Receita Federal. O volume representa uma alta de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 8.119 empresas.
O crescimento é puxado, principalmente, pelos segmentos de serviços e comércio, que se destacaram entre os principais municípios da região. A cidade de Araçatuba aparece em primeiro lugar, com 2.823 novos cadastros, seguida por Birigui (1.658), Penápolis (665), Ilha Solteira (338) e Buritama (242).
Enquanto Araçatuba, Birigui e Penápolis concentraram maior expansão nos serviços e no comércio, Ilha Solteira teve avanço também na indústria. Já Buritama teve como diferencial o desempenho nos setores de serviços e agropecuária.
De acordo com Marcos Amancio, gerente regional do Sebrae-SP em Araçatuba, o avanço reflete um ambiente propício aos pequenos negócios, com apoio técnico, crédito mais acessível e variedade de demandas. "Mesmo com os desafios econômicos, há uma combinação de fatores que favorece esse crescimento e impulsiona o empreendedorismo local", destacou.
O levantamento mostra ainda que o Brasil teve, no total, 2,21 milhões de novos pequenos negócios abertos nos cinco primeiros meses de 2025. Desse total, mais de 77% são Microempreendedores Individuais (MEIs), enquanto microempresas (MEs) somam 18,5% e empresas de pequeno porte (EPPs), 4%.
São Paulo lidera a lista de estados com o maior número de novos registros (28,8%), seguido por Minas Gerais (10,7%) e Rio de Janeiro (7,9%). No recorte por setor, os serviços continuam dominando, com crescimento expressivo de 30,1% nas formalizações de MEIs em relação a 2024.
Somente em maio, foram mais de 409 mil novos registros de pequenos negócios no Brasil, sendo 63,6% no setor de serviços, 21,4% no comércio, 7,5% na indústria de transformação e 6,7% na construção civil.