03/11/20 14h21

Araçatuba registra explosão de vendas pela internet

Folha da Região

De perfume a comida por um clique, sem precisar usar o carro, perder tempo no trânsito e na fila. E em alguns casos, ainda ganhando descontos por fidelidade. Tem rede de gasolina que devolve até 5% dos seus gastos em dinheiro de volta.

O e-commerce, que é o comércio pela internet, que era uma tendência, se tornou realidade para os araçatubenses. E todos dizem que saíram ganhando com isso. Levantamento feito pela reportagem da Folha da Região mostra que dos dois lados do balcão há motivos para comemorar. E esta é uma realidade que não voltará atrás.

Pesquisa realizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostra que o comércio online passou a ser mais utilizado por 46% dos consumidores nos últimos seis meses, em decorrência da pandemia de covid-19.

Ainda segundo a pesquisa, 56% dos entrevistados admitiram ter pedido mais comida por aplicativos Depois do fim do isolamento social, 47% dizem que pretendem manter ao consumo online no mesmo nível do pré-pandemia.

Dono de um restaurante no centro de Araçatuba, o empresário Arnaldo Vieira Filho ressalta que o estabelecimento já trabalhava com delivery, mas, por causa da pandemia, foi preciso atuar em mais plataformas de entrega, ajustar procedimentos e criar diferenciais.

“Criamos um site específico para ser acessado por celular e nos cadastramos em mais dois aplicativos, além do sistema que já utilizávamos. Também nos propusemos a ser ainda mais rigorosos com a pontualidade e passamos a fazer pesquisa com os clientes para sabermos o nível de satisfação desde o primeiro contato até a apresentação e a qualidade dos pratos”, explica Vieira Filho.

“Vejo que, de forma geral, a pandemia acelerou o uso das soluções digitais e trata-se de um caminho sem volta. Penso como empresário e como consumidor, pois também eu também estou fazendo compras por aplicativos e sites, e me comunicando com fornecedores através de redes sociais. Entendo que, pós-Covid-19, as ações virtuais bem feitas devem continuar, e vão agregar valor às marcas”, conclui Vieira Filho.

PERFUMES

Para dar rotatividade ao estoque em tempos de pandemia, a empresária do setor de perfumaria, Drika Marini, que também já trabalhava com o sistema de entregas em domicílio, está atendendo clientes por meio das redes sociais e no esquema de delivery, sem custo extra.

“Eu já atendia pelo WhatsApp, Facebook e Instagram recebendo pedidos e fazendo entregas. Com a covid-19, precisei me reorganizar e atuar de forma muito mais intensa por esses canais. Estou sempre atenta, procurando ser rápida na interação e não deixando ninguém sem resposta. Neles, eu atendo os meus clientes de anos e também conquistei novos, que me conheceram na internet. Além disso, estou investindo em promoções e parcerias que aumentaram a visualização da loja. Com certeza, após a pandemia, vou continuar olhando com muito carinho para este tipo de atendimento e de marketing”, completa a empresária.

ACESSÓRIOS

“Na quarentena, os consumidores adquiriram novos hábitos de relacionamento comercial, como compras on line e entrega em domicílio. A facilidade no contato e economia de tempo estão saltando aos olhos tanto de quem vende quanto de quem compra”, afirma o empresário de Araçatuba, César Braga.

Para o lojista, à medida que os consumidores adotam novos comportamentos e hábitos, eles se apegam às marcas em que confiam.

César Braga, que é dono de uma ótica em Araçatuba, diz que os atendimentos via delivery se fortaleceram e que isso é uma tendência importante e que o empresário deve aproveitar para se reinventar e se consolidar passada a pandemia.

“O mundo hoje é digital, é on line. Por meio das redes sociais o cliente nos conhece, conhece o nosso trabalho, o nosso produto e tem acesso a 100% do atendimento que damos nas duas lojas, mesmo sendo por meio de um celular ou computador”, comenta Braga.

fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/2020/11/03/aracatuba-registra-explosao-de-vendas-pela-internet/