28/02/14 16h42

Araraquara terá fábrica de ar condicionado para trens

Associação entre sul-coreana CLK e brasileira Ibayo produzirá na cidade equipamentos para o consórcio Iesa/Hyundai Rotem

Prefeitura Municipal de Araraqura

Representantes da empresa sul-coreana CLK Corporation confirmaram, na tarde dessa quinta-feira (27), em reunião com o prefeito Marcelo Barbieri, a instalação de uma unidade em Araraquara, em parceria com a empresa brasileira Ibayo, para fabricar aparelhos de ar condicionado para trens.

Os equipamentos serão produzidos em uma área de 4,5 mil metros quadrados, no V Distrito Industrial, para os trens do consórcio Iesa/Hyundai Rotem, destinados à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ao Metrô de Salvador (BA).

Durante a reunião, realizada no sexto andar do Paço Municipal, o prefeito Marcelo e os executivos assinaram o termo de compromisso para cessão onerosa da área para a instalação da fábrica. O local já foi analisado e aprovado pelo Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico.

“É um motivo de muita alegria receber mais uma importante empresa para Araraquara”, disse Marcelo, que estava acompanhado do secretário de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins.

De acordo com o gestor da CLK Ibayo, Nasser Gorayb, além da localização geográfica, “a opção por Araraquara se deu graças aos projetos do governo do prefeito Marcelo de transformar Araraquara em um polo ferroviário”.

O investimento inicial, segundo Nasser, é de R$ 5 milhões, com a geração de 25 empregos diretos, entre engenheiros e técnicos com formação no Senai, além de vários empregos indiretos, “para início imediato das operações”.

A sul-coreana CLK é uma joint venture da americana Carrier e, no Brasil, fez associação com a Ibayo para produzir, em Araraquara, os aparelhos de ar condicionado, da marca Ibayo-CLK.

Também participaram da reunião os executivos Young Moo Park, pela Ibayo-CLK; Sunghee Kang, CEO chairman da CLK; Jong Shik Ham, diretor da CLK; Sang-Ho Moon, da Strategy & Planing CLK; e Elena Hong, assistente da Ibayo-CLK.