04/11/10 14h16

Área alimentícia dobrará em venda direta ano que vem

DCI

A empresa de alimentos Batavo, (da BRF Brasil Foods S.A.) acelera a atuação no ramo de vendas diretas, ampliando sua presença nas periferias da região metropolitana de São Paulo. A empresa segue os passos de concorrentes como Nestlé e Yakult, além da empresa de bebidas Coca-cola. Elas miram o setor de vendas diretas, que no primeiro semestre deste ano faturou R$ 11,8 bilhões (US$ 6,9 bilhões), e em 2011 deve dobrar este valor. Segundo a gerente de Projetos da Gouvêa de Souza (GS&MD) Alice Uchoa, este é um setor em destaque no próximo ano e deve aumentar em 100% as vendas.

Para a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), o primeiro semestre desse mercado já demonstrou que essas empresas não estão para brincadeira. Prova disso é que as vendas diretas seguem em constante crescimento no País, a uma taxa de expansão de 21,2% sobre o mesmo período de 2009, quando o setor fechou em R$ 9,7 bilhões (US$ 4,9 bilhões) o volume de negócios - considerada a melhor performance em um 1º semestre desde 2004.

O setor de venda porta a porta é composto por empresas de segmentos diversos, sendo 88% da categoria de cuidados pessoais, 6%, de suplementos nutricionais, 5%, de cuidados do lar, e 1%, de serviços e outros. O contingente de revendedores ativos desse mercado também cresceu em comparação com o ano passado. O primeiro semestre de 2010 registrou cerca de 2,631 milhões de revendedores fazendo vendas pelo canal, um aumento de 16,7%. Em entrevista recente ao DCI, o gerente regional de Vendas da Batavo, César Alves Teixeira, afirmou que a marca trabalha com empresas responsáveis pela distribuição dos produtos, que são vendidos em kits previamente estabelecidos pela companhia.

A reportagem apurou que o projeto da empresa, pertencente à Brasil Foods, é o de angariar vendedores nas periferias da Grande São Paulo por meio de jornais de empregos. Com isso, a companhia consegue selecionar o público-alvo correto para compra e venda. Para atrair vendedores, a Batavo promete ganho de R$ 1 mil (US$ 588,2) por mês, vendendo apenas 4 kits de produtos ao dia em seis dias da semana. Para que o interessado (a) possa participar do negócio ele precisa se inscrever no site, não ter pendências jurídicas e comprar um dos 100 kits que a empresa possui. Além disso, a Batavo oferece a possibilidade de a pessoa física abrir uma franquia Batavo, ou, caso a vendedora já tenha um negócio próprio, de alocar uma geladeira com os produtos.