11/08/09 11h16

ArvinMeritor vai investir US$ 10 milhões

Valor Econômico

O plano da fabricante americana de autopeças ArvinMeritor de atuar somente no segmento de veículos comerciais deve ser concluído nos próximos 18 meses. A previsão foi dada ontem pelo presidente mundial da companhia, Chip McClure. O executivo informou ainda que, na unidade brasileira, o novo foco vai trazer um investimento de US$ 10 milhões para o desenvolvimento de produtos e melhoria de processos.

Segundo McClure, o Brasil tem sido e sempre será parte importante do negócio da ArvinMeritor, agora voltado apenas para o mercado de veículos comerciais (caminhões, ônibus e máquinas agrícolas). "Vamos continuar investindo na produção de eixos, freios e suspensões", afirmou o executivo, ao ressaltar que 10% dos resultados da ArvinMeritor são obtidos no Brasil.

No Brasil, a empresa conta agora com uma unidade de produção em Osasco (SP), que vai receber os novos investimentos, além de ser sócia do grupo Randon nas empresas Suspensys e Master, ambas em Caxias do Sul (RS). No ano passado, a companhia já havia destinado US$ 10 milhões para a modernização da fábrica de Osasco. Sobre a estratégia de priorizar o segmento de veículos comerciais, justamente o mais afetado pela crise mundial, McClure disse acreditar que existe uma demanda reprimida por estes modelos, o que significa um mercado aquecido nos próximos anos.

Por outro lado, ainda que as perspectivas sejam favoráveis, por ora a companhia tem verificado uma queda acentuada nas vendas. No terceiro trimestre de seu ano fiscal, a companhia reportou prejuízo de US$ 28 milhões, por conta de uma queda de 47% das vendas na comparação com igual período do ano passado. No intervalo, o faturamento foi de US$ 993 milhões. Para McClure, o importante é manter o fluxo de caixa positivo. "Num mercado deprimido, caixa e receita são as prioridades", declarou. No trimestre, o fluxo de caixa foi de US$ 99 milhões.