02/05/18 10h31

Associação marianista começa obras de nova escola em Bauru

Com foco na formação do indivíduo como um todo, Colégio Chaminade deve estar pronto para receber os primeiros alunos em 2020

Investe São Paulo

A Associação Marianista de Educação e Cultura (AMEC), representação brasileira da entidade católica Sociedade de Maria, iniciou, em Bauru, as obras da primeira escola que será erguida pela instituição no Estado de São Paulo. O Colégio Chaminade, como será chamado, terá uma estrutura que vai comportar, mais de mil alunos e cem funcionários.

O projeto de implantação conta com o apoio da Investe São Paulo, Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do Governo do Estado, que tem ajudado os marianistas principalmente em questões relacionadas à infraestrutura do entorno de onde será construída a escola, na Vila Aviação.

“A entidade tem uma grande preocupação em atender a todas as normas legais e principalmente ambientais na construção desse empreendimento. Nosso papel tem sido fundamental para conciliar todas as estruturas envolvidas, tornando o processo mais ágil e seguro”, explica diretor de negócios da Agência, Sérgio Costa.

O terreno adquirido para a construção da escola tem 47 mil metros quadrados, mas cerca de 46% desse total (20 mil metros quadrados) será separada para preservação. “A parte mais baixa do terreno, que costumava ter inclusive uma lagoa que vamos revitalizar, será um espaço dedicado para ensinarmos nossos alunos a cuidar do meio ambiente e preservar a natureza”, esclarece o diretor do Chaminade, Édio João Mariani.

Mariani e outros membros da AMEC, tem visitado diversas escolas marianistas ao redor do mundo, principalmente na Espanha e nos Estados Unidos, para estruturar a versão brasileira com uma metodologia de ensino inovadora, a partir da experiência da rede que já tem 200 anos e está presente em mais de 35 países. “Estamos criando uma instituição de educação em período integral, com valores cristãos e uma filosofia totalmente voltada para o desenvolvimento completo do ser humano como indivíduo único e integrado a um mundo em constante transformação”, afirma.

O Colégio Chaminade, vai ter uma estrutura ampla, moderna, que atende a todas as necessidades de uma educação integral para o século XXI e para uma ótima convivência de todos os membros da comunidade educativa. A expectativa é que a escola comece a funcionar em 2020, com entre 40 e 50 funcionários trabalhando com crianças, adolescentes e jovens de todos os níveis da educação básica.

Foco internacional

Um dos diferenciais que serão oferecidos pelo Colégio Chaminade é o foco no ensino de qualidade do inglês e do espanhol. Para os marianistas, as comunicações em diferentes línguas, assim como o acesso a tecnologias avançadas de comunicação, são fundamentais para a formação de crianças e jovens no século XXI.

Além disso, a instituição também trará uma conexão direta entre seus alunos instituições de ensino da rede marianista na Espanha, onde existem 17 escolas, e nos Estados Unidos, onde há três universidades e diversas escolas relacionadas à ordem religiosa. O contato poderá ser feito tanto para intercâmbio cultural dos alunos, como para a formação dos educadores.

Público alvo

O Colégio Chaminade, busca oferecer uma educação de qualidade, com um preço justo a todas as famílias de Bauru e região. “Vamos estabelecer um plano de custos que nos permita oferecer uma mensalidade condizente com todos os aspectos de formação que serão oferecidos”, explica Mariani. A ideia é que atividades que normalmente são realizadas fora da escola ou à parte, como idiomas, esportes, cultura e cidadania, estejam incluídas dentro do currículo padrão.

Sobre a AMEC

A AMEC é uma sociedade civil e filantrópica com sede na cidade de Bauru, no Estado de São Paulo, que integra pessoas direta e indiretamente ligados à Companhia de Maria (Marianistas).

A entidade presta serviços permanentes de assistência social e educacional, sem discriminação de ideologias políticas, religiosas e sociais. Seu objetivo é promover o ensino conforme os princípios e valores cristãos, desenvolvendo as atividades educacionais, assistenciais, culturais e de formação que colaborem para uma sociedade mais humana, livre e solidaria, com base nos princípios e nos objetivos estabelecidos pela Companhia de Maria.

Sobre os Marianistas

A Família Marianista nasceu a partir de um movimento leigo, criado pelo padre francês Guilherme José Chaminade no início do século XIX e que transformou-se em dois institutos diferentes: o Instituto das Filhas de maria Imaculada (FMI) – as marianistas (mulheres), e a Sociedade de Maria (SM), os marianistas (homens). Ao longo da história, ambos se espalharam e ramificaram-se pelo mundo com a missão de unir a educação intelectual e moral à formação dentro da fé católica.

Atualmente, os marianistas estão presentes em 35 países em todo o mundo. Trabalham, religiosos e leigos, em missão partilhada, encorajando toda uma grande obra de evangelização em colégios, universidades, paróquias, centros de promoção e educação social, casas de oração, etc. Todos vivem sua vocação particular, respeitando diferentes profissões e ocupações, e em uma missão inspirada por Maria que colabora, com a Igreja, na evangelização e construção de um mundo melhor para todos.