02/12/09 11h23

Até 2015, fábricas poderão produzir 5 milhões por ano

O Estado de S. Paulo

O novo ciclo de investimentos prometido pelas montadoras vai elevar a capacidade produtiva do Brasil em 1 milhão de veículos, o equivalente à produção total da Itália no ano passado. Até 2015, as fábricas brasileiras estarão aptas a produzir 5 milhões de veículos ao ano, ante 4 milhões atualmente.O consultor da PricewaterhouseCoopers, Marcelo Cioffi, afirma que o Brasil "vai entrar num ciclo de crescimento jamais visto antes", cenário que será seguido pela indústria automobilística e virá a reboque do crescimento dos empregos e da massa salarial, fundamentos econômicos sólidos, Copa do Mundo, Olimpíada e pré-sal.

O fato de o Brasil estar entre os únicos três mercados mundiais que estão crescendo (junto com China e Alemanha) também tem facilitado a aprovação de investimentos por parte das matrizes. Importante parcela dos aportes ficará com o desenvolvimento de produtos. Os investimentos mais significativos estão sendo anunciados pelas montadoras que estão no Brasil há mais tempo, em parte como proteção a uma possível chegada de novos competidores, seja com fábricas locais ou importações.

A Renault, que este ano conclui um plano de R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões) aplicado na fábrica do Paraná, não tem definido ainda um novo pacote para os próximos anos. A Volkswagen tem o maior plano, de R$ 6,2 bilhões (US$ 3,6 bilhões) para 2011 a 2015. A Ford aplicará R$ 4 bilhões (US$ 2,3 bilhões) nas fábricas brasileiras a partir de 2011, o maior plano quinquenal em 90 anos de instalação no País. A GM anunciou um aporte extra de R$ 2 bilhões (US$ 1,2 bilhão) em julho. Do grupo das quatro grandes, só a italiana Fiat segue relutante. Segundo o presidente da montadora, Cledorvino Belini, em 2010 serão aplicados R$ 1,8 bilhão (US$ 1 bilhão) restante do programa de R$ 5 bilhões (US$ 2,9 bilhões) previsto para 2008 a 2010.

Em 2010, a Ford vai equipar parte de sua linha de produtos com o motor chamado de Sigma, desenvolvido pelos engenheiros da empresa na Europa e no Brasil. Com tecnologia inédita, o propulsor garante maior potência ao carro, menor consumo de combustível e menos ruídos e vibrações. Será produzido na fábrica de Taubaté (SP), que recebeu investimento de R$ 600 milhões (US$ 348,8 milhões).