Até 2030, Volvo quer que agro represente 30% das vendas
Money ReportA Volvo CE quer aumentar o espaço do agronegócio brasileiro nas suas vendas até 2030. Hoje, o segmento agrícola representa 25% das vendas da companhia no país e, até o final da década, deve atingir 30%.
Segundo Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina, a estratégia de crescimento da empresa será baseada em novas tecnologias, com destaque para máquinas elétricas voltadas a atividades rurais com necessidades específicas, como a piscicultura, a apicultura e o cultivo de cacau.
“A meta é de que 35% de nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até 2030. O Brasil é uma superpotência no agro e hoje cerca de 25% dos nossos volumes de pás-carregadeiras e escavadeiras se destinam ao segmento agrícola. Temos alto potencial de crescimento nesse setor”, afirma o executivo.
Em 2024, as vendas globais da Volvo somaram R$ 309 bilhões. A empresa registrou um lucro operacional de R$ 39 bilhões. Para Gilson Capato, diretor comercial da Volvo, 2025 marca o fim de um ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão realizado nos últimos cinco anos.
A companhia já prepara uma nova rodada de aportes, ainda em fase de avaliação e deverá ser anunciada em breve.
Na visão da montadora, os benefícios operacionais e ambientais desses equipamentos elétricos podem acelerar sua adoção no campo, justamente em um momento de incerteza global e aumento de custos para o agricultor — o que torna as margens cada vez mais apertadas.
“Esses equipamentos estão trazendo uma redução de 90% no custo com combustível e 30% na manutenção”, diz Capato. Segundo o executivo, em propriedades com geração própria de energia solar, o custo de abastecimento dessas máquinas pode chegar a zero.
Além disso, as máquinas funcionam praticamente sem ruído, o que permite seu uso em ambientes antes inviáveis para motores a combustão, como a apicultura. “O fato de utilizar uma máquina que praticamente não tem ruído já diminui muito o risco da abelha se estressar”, diz.
“Para o ano completo de 2024, as vendas líquidas totalizaram SEK 526,8 bilhões (552,3) e o lucro operacional ajustado foi de SEK 65,7 bilhões (78,2), com uma margem operacional ajustada de 12,5% (14,0). O retorno sobre o capital empregado nas Operações Industriais foi forte, atingindo 35,8% (36,7).
Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/exame-ate-2030-volvo-quer-que-agro-represente-30-das-vendas/