28/11/08 15h17

Atividade da indústria de SP cresce 0,2% em outubro

Valor Econômico - 28/11/2008

O resultado das vendas industriais, beneficiadas pela desvalorização do real no último mês, seguraram o modesto crescimento da atividade industrial paulista em outubro. Para novembro, contudo, os empresários esperam desaceleração. O indicador do nível de atividade (INA) registrou alta de 0,2% em outubro em relação ao mês passado, na série com ajuste sazonal, segundo a pesquisa realizada pela Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), divulgada ontem. No acumulado ao ano, o crescimento foi de 7,5%, e nos últimos doze meses a alta foi de 7,7%. O crescimento "razoável" na opinião do diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini, dada a atmosfera de crise financeira, teve como principal razão as vendas reais, uma das variáveis que compõem a pesquisa. As vendas reais cresceram 4,7% este mês em relação ao mês anterior, sendo que deste total houve crescimento de 2,8% nas vendas internas e de 15,8% nas vendas externas. Para Francini, o aumento das exportações deve-se ao efeito da desvalorização cambial no último mês e não reflete um aumento no volume de vendas. Em relação às expectativas dos empresários para novembro, a pesquisa Sensor Fiesp aponta para desaceleração da atividade industrial paulista. O indicador, que mede o comportamento junto à grandes empresas associadas, varia de zero a 100 pontos, tendo como positivas as avaliações que passarem de 50 pontos. Para a segunda quinzena de novembro, o resultado de 42,5 pontos marca o pessimismo refletido pela crise financeira, com baixa em todos os itens que compõem a pesquisa.