28/04/10 10h52

Atividade da indústria de SP sobe e bate recorde no 1º tri

Folha de S. Paulo

A atividade industrial de São Paulo registrou novas altas em março, segundo estudo divulgado ontem pela Fiesp. O INA (Indicador de Nível de Atividade) mostrou elevação de 18% em março ante fevereiro nos dados sem ajuste sazonal, a maior variação para o mês desde 2004. Com ajuste, houve alta de 2,8%. Já no primeiro trimestre, a expansão foi de 18,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, apresentando o melhor desempenho da série histórica, iniciada em junho de 2001.

Dos 17 setores analisados pela Fiesp, 11 já estão acima do nível pré-crise. Em fevereiro, eram apenas seis. Na média, a atividade ainda está 0,9% abaixo daquela registrada em setembro de 2008. De acordo com Paulo Francini, diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da Fiesp, a previsão é que o INA retorne ao patamar pré-crise já neste mês. Anteriormente, a Fiesp estimava que isso ocorreria apenas em maio.

O sensor da Fiesp, que aponta a percepção dos empresários sobre as perspectivas da economia, registrou queda, de 57,7 em março para 55,9 em abril, puxado pelos itens emprego e vendas . O sensor varia de zero a cem pontos -acima de 50, é otimismo. Para Francini, as duas reduções podem sinalizar uma acomodação no nível de atividade. O nível de utilização da capacidade instalada ficou em 81,3%, embora a Fiesp tenha divulgado pesquisa que diz que esse percentual poderia cair para 69%, considerando que as empresas podem abrir 3º turno e ampliar a produção sem expansão física.