29/04/09 10h26

Atividade da indústria paulista cresceu 0,5% em março

O Estado de S. Paulo - 29/04/2009

A atividade da indústria paulista mostrou pequena recuperação no mês de março, mas não conseguiu reverter o resultado ruim do primeiro trimestre do ano. O Indicador do Nível de Atividade (INA), índice medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) subiu 0,5% no mês passado, em comparação com fevereiro. Em relação a março de 2008, porém, o indicador despencou 13,1%. Sete setores de peso da indústria, basicamente os fabricantes de bens intermediário, puxaram a queda. Para o diretor-titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Paulo Francini, o crescimento de 0,5% no último mês indica que nível de atividade pré-crise ainda não foi recuperado.

Alguns setores avaliados no índice, porém, mostraram recuperação mais forte. É o caso de produtos têxteis, com crescimento de 2,9% de março em relação a fevereiro. Segundo Francini, esse destaque ocorreu porque a demanda nesses segmentos não foi tão afetada pela crise. "Os setores ligados ao consumo de bens não duráveis, como têxtil e alimentício, dependem da renda. E a massa salarial, mesmo com a crise, continuou em crescimento", diz o diretor da Fiesp.

Segundo a pesquisa, sete setores puxaram boa parte da queda no primeiro trimestre. A produção de borracha e plástico, metalurgia, minerais, metais, máquinas e equipamentos, máquinas e materiais elétricos e veículos - responsáveis por 40% da atividade industrial do Estado de São Paulo - teve recuo de 23% de janeiro a março. Com isso, tiveram participação de 62,3% na queda acumulado em 2009. "São setores que estão sendo agredidos pela queda nas exportações e redução de investimentos, por causa do crédito", afirma Francini. Em sua avaliação, a recuperação da indústria depende da reativação desses setores. Para abril, a Fiesp espera um resultado entre a estabilidade e uma ligeira melhora no nível de atividade.