29/10/08 17h59

Atividade industrial cresce 3,7%

Gazeta Mercantil - 29/10/2008

O nível de atividade da indústria paulista de transformação avançou 3,7% em setembro, em relação a agosto, considerando os ajustes sazonais. O Indicador do Nível de Atividade (INA), medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), aumentou 1,9% sem os ajustes sazonais, na comparação entre os meses de setembro e agosto. No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, o indicador avançou 7,8%, frente a igual intervalo de 2007. Na comparação entre setembro de 2008 e o mesmo mês do ano passado, o INA avançou 7,7%. "O mês de setembro não apresentou sinais de crise, o que é até natural, se considerarmos que a agudização da crise se deu justamente no meio do mês", afirmou Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp. Ele avalia que o bom desempenho da economia nos três primeiros trimestres do ano indica que os números de 2008, por falta de tempo, não serão significativamente afetados pela crise financeira. No entanto, Francini disse acreditar que o desempenho do nível de atividade da indústria paulista de transformação deverá mostrar sinais de desaceleração nos próximos meses. "O conjunto de percepções colhidas entre as indústrias em outubro permite afirmar que a expectativa positiva desapareceu, mas não foi substituída pela expectativa negativa", destacou. Francini manteve a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 5,4% neste ano e o crescimento da atividade da indústria em cerca de 5%.