24/09/10 15h11

Aumenta interesse de bancos internacionais em ingressar no Brasil

DCI – 24/09/10

O Relatório de Estabilidade Financeira de setembro, divulgado ontem pelo Banco Central (BC), destaca o aumento do interesse de bancos internacionais em ingressar no Brasil. O documento lembra que das 22 aprovações para a constituição de novas instituições bancárias no País concedidas de 2006 a 2010, 8 foram para bancos estrangeiros. "O interesse por investimentos no sistema bancário no Brasil tem se apresentado estável ao longo dos últimos anos e foi pouco afetado pelas turbulências da recente crise financeira internacional", afirma o documento.

Durante o período citado no documento, o BC aprovou a constituição de um banco estrangeiro em 2006 e dois a cada ano de 2007 a 2009. Até junho de 2010, mais uma instituição estrangeira foi autorizada a abrir as portas no Brasil. Dessas instituições, cinco são europeias, uma é chinesa, outra é japonesa e há, ainda, um banco mexicano. Nenhuma instituição norte-americana foi autorizada no período. "Tais números demonstram não apenas a importância conferida ao sistema bancário brasileiro, mas também apontam efeitos diferenciados da crise entre as principais instituições financeiras mundiais, e o interesse crescente por parte dos asiáticos".

Segundo o BC, ainda há cinco pedidos de entrada de bancos internacionais no Brasil, sendo três dos Estados Unidos e dois da Europa. "Há ainda número assemelhado de audiências recentes, com perspectiva de formalização de processo proximamente. Tais números apontam tendência de maior interesse relativo pelo mercado brasileiro", cita o relatório.