13/11/15 15h33

Aumenta o interesse estrangeiro na mineração brasileira

Agência Gestão CT&I

A crise econômica vivida pelo Brasil aliada à instabilidade da indústria de mineração e à desvalorização do real frente ao dólar tem atraído cada vez mais estrangeiros para a exploração de minerais no País. Eles adquiriram mais empresas nacionais no setor em 2015, de acordo com a pesquisa realizada com 43 setores da economia brasileira pela KPMG, rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, impostos e consultoria para 155 países.

Conforme o levantamento, depois de meses em queda, o número de fusões e aquisições em mineração teve um aumento de 75% nesse trimestre se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram realizadas, entre julho e setembro de 2015, sete operações contra quatro no terceiro trimestre de 2014. Já no acumulado dos noves meses em cada ano, o quantitativo se manteve estável com 12 operações nesses períodos.

“Segundo a pesquisa, a maioria das transações realizadas (quatro) no terceiro trimestre foi do tipo CB1, onde o comprador é um investidor estrangeiro que adquiriu empresa brasileira, atraído pelo momento de instabilidade que a indústria de mineração brasileira está vivendo", informou o sócio da KPMG, Paulo Guilherme Coimbra.

Segundo Coimbra, entre os principais motivos para essa instabilidade estão: a paralisação à espera da votação do novo marco regulatório da mineração; a indefinição com relação às regras do setor; e a queda do preço do minério de ferro nacional.