27/04/09 10h27

Aumento nas vendas de papel indica recuperação do mercado

Gazeta Mercantil - 27/04/2009

A produção brasileira de papel cartão, usado principalmente em embalagens de alimentos e produtos de higiene e limpeza, saltou 44,3% em março sobre fevereiro, conforme dados divulgados na sexta-feira pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). No mesmo período, as vendas de papel cartão no mercado brasileiro registraram alta de 19,4%. Em relação a março de 2008, porém, houve queda de 2,6% nas vendas, totalizando uma baixa de 16,8% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2008.

Segundo a entidade, os resultados preliminares do desempenho do setor de celulose e papel em março já demonstram uma retomada no mercado interno e externo, sobretudo com recuperação do segmento de papéis, cuja produção subiu de fevereiro para março 12,7% e 0,5% em comparação com março de 2008. No acumulado do trimestre, porém, a produção fechou em queda de 3,5% em relação a igual intervalo do ano passado. De acordo com a presidente executiva da Bracelpa, Elizabeth de Carvalhaes, o papel cartão é um regulador de consumo usado como embalagem para muitos produtos, especialmente bens não duráveis como caixas de sabão em pó, caixas para alimentos congelados e cosméticos (pasta de dente, sabonete, perfume, etc). "Por isso, o crescimento da produção deste papel é um indicador da retomada do consumo".

Já a produção de papéis para fabricação de embalagens como caixas de papelão ondulado avançou 14,7% em março ante fevereiro, crescendo 2,4% na comparação com março de 2008, mas recuando 1,7% na comparação trimestral. No mercado interno, as vendas de papel para embalagem foram 16,4% maiores no mês passado em relação a fevereiro, mas apresentou quedas de 2,3% ante março do ano passado e de 10,2% no trimestre. A produção de celulose, porém, recuou 2,5% em março ante fevereiro e 13% na comparação com um ano antes, acumulando perda de 5,4% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2008. As exportações da polpa no mês passado recuaram 5,7% na comparação mensal, mas avançaram 9,7% frente a março de 2008 e 11,2% no trimestre.