09/04/09 10h24

Azeite está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros

Gazeta Mercantil - 09/04/2009

As vendas de azeite, produto considerado supérfluo por boa parte dos brasileiros, tem crescido no País, a despeito da crise e do consequente aperto no orçamento de muitas famílias. Somente no primeiro bimestre deste ano, o volume comercializado no Brasil cresceu 8%, segundos dados da Nielsen, após um crescimento de 10% em 2008, quando foram vendidos cerca de 35 milhões de litros. Apesar desse crescimento, o consumo per capita brasileiro não chega a 200 mililitros por ano, enquanto em países tradicionais no consumo do óleo, como Portugal e Espanha, são consumidos anualmente entre 6 e 10 litros per capita/ano e na Grécia, líder mundial, o consumo alcança 20 litros per capita/ano.

É de olho no potencial de crescimento brasileiro que as principais fornecedoras de azeite ao País buscam intensificar sua atuação no mercado nacional. A Sovena, produtora portuguesa de azeites e azeitonas, que atua no Brasil com a marca Andorinha, vai investir neste ano R$ 4 milhões (US$ 1.74 milhão) para estimular o consumo e reforçar o nome no País. O valor é 35% maior que o aplicado em 2008. "Exportamos para mais de 70 países, mas o Brasil é um dos países em que mais crescemos", disse Luis Santos, diretor de marketing do grupo, ressaltando que somente no ano passado o crescimento foi de 30%, o que garantiu à empresa uma participação de mercado 11%, apenas atrás da líder de mercado, Gallo, que possui 24% do mercado nacional. As sete principais marcas, entre as quais estão Borges, Carbonell e Cocinero, detêm aproximadamente 50% de um mercado que possui mais de 100 marcas, explicou o executivo.