29/07/20 10h45

Azul é eleita a melhor companhia aérea do mundo pelo Tripadvisor

Pela primeira vez na história da aviação comercial, uma empresa de bandeira brasileira figura no topo do ranking global do setor

O Imparcial

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi eleita como a melhor companhia aérea do mundo pelo Tripadvisor Travelers' Choice Award 2020, premiação da Tripadvisor, maior plataforma de viagens do mundo. Essa é a primeira vez que uma companhia aérea de bandeira nacional conquista essa posição. A empresa, que tem o orgulho de ser brasileira e ostentar o Brasil em sua marca, leva hoje a aviação nacional a um novo patamar ao figurar no topo do ranking mundial do setor. Desde 2018, a Azul vem figurando entre as top dez companhias do mundo e alcança agora um feito inédito.

"Nunca foram os aviões que fizeram a gente voar. Eu sempre falo aos nossos tripulantes que temos o melhor time de pessoas do mundo. É a mais pura verdade. Esse prêmio só demonstra a verdadeira paixão e dedicação com que trabalhamos todos os dias para alcançar nossa missão de oferecer a melhor experiência de viagem aos nossos clientes. Quero agradecer a todos o nosso time e aos nossos clientes, pois foram eles que fizeram a Azul voar ainda mais alto e alcançar essa premiação que é um enorme marco em nossa história", comemora John Rodgerson, presidente da Azul. "Fico ainda mais feliz e orgulhoso por sermos uma empresa brasileira e ter sido eleita no topo do ranking, à frente de empresas tradicionais do mercado mundial", completa Rodgerson.

"Os vencedores do Travelers' Choice Awards 2020 devem se orgulhar muito desse grande reconhecimento. Embora tenha sido um ano desafiador para o segmento de viagens e hospitalidade, queremos celebrar as conquistas de nossos parceiros", diz Kanika Soni, chief comercial officer do Tripadvisor. "Os vencedores do prêmio são amados pelos seus serviços e pela alta qualidade que oferecem. Então, eles não apenas merecem ser reconhecidos, como também são uma grande fonte de inspiração para os viajantes agora que o mundo começa sua retomada", completa Soni.

Experiência Azul

Tão comentada e avaliada pelos clientes, a chamada Experiência Azul se destaca nos voos domésticos e internacionais. A bordo dos modernos aviões Airbus A330, utilizados nas rotas da Azul para os Estados Unidos e Europa, os clientes que viajam na Azul Business, assim como na Azul Economy, desfrutam de um produto sofisticado. Elementos como o menu de jantar, a seleção de vinhos, as opções de entretenimento, o Skysofa, espaço onde um grupo de quatro poltronas se transforma em uma cama, e o atendimento ao cliente a bordo são alguns dos fatores que levaram a Azul a ser escolhida pelos viajantes, conquistando a primeira colocação mundial da Tripadvisor.

Nas operações domésticas, os clientes também desfrutam de uma experiência diferenciada, viajando em aeronaves modernas e de última geração. A Azul é a única aérea do Brasil a oferecer 40 canais de TV ao vivo, além de uma grande variedade de bebidas e snacks, servidos à vontade e sem custo adicional. Desde o ano passado, a companhia também iniciou a instalação de conexão wi-fi a bordo de seus aviões.

Segurança e inovação

Desde o início da pandemia, a Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos). A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por tripulantes e clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos tripulantes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos.

Tecnologia pioneira no mundo, a Azul lançou o Tapete Azul, composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao cliente o momento certo de embarcar. No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

Kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos clientes e dos tripulantes da Azul quando necessário. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da Covid-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).