02/05/24 14h31

Babies R Us, a queridinha das mães, desembarca em São Paulo

A gigante americana de produtos infantis aposta no mercado premium no Brasil e planeja expansão com 20 unidades próprias e 60 franquias em cinco anos

Diário do Comércio

Conhecida pelos brasileiros que viajam para os Estados Unidos como uma das lojas que fazem parte do circuito dos enxovais e amada pelas mamães de plantão, a Babies R Us fez sua estreia no Brasil em novembro do ano passado, com uma loja no shopping Outlet Premium, no Rio de Janeiro, e agora acaba de aterrissar em São Paulo.

Há alguns dias, a marca de mais de 30 anos inaugurou sua primeira unidade paulista, no shopping Outlet Premium de Itupeva. E na segunda quinzena de maio, abrirá as portas no Outlet Premium Imigrantes, em São Bernardo do Campo.

O objetivo da Babies R Us é ter mais cinco lojas em 2024, chegando também à Bahia e Brasília, e alcançar dez lojas próprias até o fim de 2025. Em cinco anos, a meta é abrir um total de 20 unidades, totalizando um investimento de R$ 10 milhões.

A partir do segundo semestre, a marca ainda pretende lançar um sistema de franquias para chegar a cidades de menor porte, com uma previsão de 60 unidades franqueadas em cinco anos.

Com isso, o mercado de itens para bebês ganha um player internacional de peso na concorrência.

Desde que a WHP Global adquiriu a Toys R Us, em março de 2021, a presença global da marca cresceu mais de 50%, segundo a companhia. Agora, a WHP está focada em expandir a marca Babies R Us nos EUA e no exterior com a abertura da primeira loja flagship global, preparando o terreno para o lançamento nacional nos EUA e crescimento contínuo internacional.

Atualmente, conta com mais de 100 lojas e e-commerces em 20 países. A concessão do uso de marca no Brasil aconteceu a partir de uma parceria com a varejista Ragabesh & Co., companhia que opera outras 35 lojas de varejo em todo o Brasil e assinou um contrato de licenciamento exclusivo com a WHP Global.

O acordo prevê o comércio varejista físico, com planos de abrir aproximadamente 20 lojas independentes da Babies R Us no país. A Ragabesh & Co. já opera as marcas Aeropostale e Nautica no Brasil.

Yehuda Shmidman, presidente e CEO da WHP Global e Toys R Us, destaca que essa expansão faz parte da estratégia geral de desenvolver os negócios da Babies R Us e Toys R Us em mercados em crescimento, tanto existentes quanto novos, como a América Latina.

“Ficamos entusiasmados em nos associar à Ragabesh para trazer essa querida marca familiar para o Brasil pela primeira vez, tornando-a ainda mais acessível aos nossos leais clientes globais.”

Alta demanda

A demanda constante dos pequenos clientes em idade de crescimento faz da moda infantil um mercado promissor para qualquer empreendedor.

Dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) mostram que a moda infantil representa cerca de 16% do setor têxtil e tem um crescimento médio de 6% ao ano no Brasil.

Para o consultor de negócios Josemar Duarte, neste modelo da Babies R Us, a única concorrente mais próxima no Brasil é a Alô Bebê. “O que vemos no mercado são muitas lojas de roupas infantis ou então só de calçados para crianças, outras que vendem apenas acessórios ou só carrinhos.”

E ele completa: “Tudo isso junto, basicamente é só a Alô Bebê quem tem, principalmente em São Paulo. No entanto, a Babies R Us afirma que atuará com um público diferenciado da concorrente. Independentemente disso, o fato é que a Babies R Us entrou em um mercado muito promissor no varejo brasileiro”, avalia o consultor.

Abordagem premium

De acordo com Daniel Turquiai, CEO da Ragabesh, o foco da Babies R Us no Brasil é atuar diferente da concorrente mais próxima. “Vamos operar apenas em shoppings em vez de lojas de rua. Nosso cliente está nos shoppings e estamos em negociação com outros quatro. Alguns estão em conversas mais avançadas e outros em estágio mais embrionários”, diz.

Turquiai revela que os shoppings são o Morumbi, o Anália Franco, o Center Norte e o Eldorado. “Todos eles são focados no nosso público, que quer um produto mais premium, que busca qualidade e algo diferente do tradicional, com maior valor agregado. Nosso objetivo é entrar na ala nova do Center Norte, que ganhou um ar diferenciado.”

As lojas da Babies R Us oferecem 50% do seu portfólio de roupas e confecções em geral, 10% de enxovais, 10% de brinquedos e pelúcias e 30% de itens de puericultura (carrinhos, mamadeiras, chupetas etc).

A gama é formada por produtos importados, mas também é possível encontrar itens de fabricantes nacionais. O padrão de lojas é o tamanho médio, entre 200 e 300 metros quadrados, e os produtos são voltados para crianças de 8 anos.

Outro diferencial é que, assim como nos EUA, as lojas oferecem treinamentos para usar alguns produtos disponíveis e aconselhamento sobre maternidade ou paternidade, por meio de especialistas.

 

Fonte: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/babies-r-us-a-queridinha-das-maes-desembarca-em-sao-paulo