13/10/21 11h43

Araraquara: Balança Comercial regional da Indústria apresenta superávit

O número de exportações na regional de Araraquara foi maior do que de importações

O Imparcial

As exportações da regional de Araraquara do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) registraram movimentação de US$ 1,22 bilhão entre os meses de janeiro a setembro de 2021, um aumento de 8,3% na comparação interanual. Já as importações somaram US$ 397,3 milhões, o que significa uma queda de 3,3% frente ao mesmo período do ano passado. 

Os números positivos acompanham a balança comercial brasileira, que também apresentou superávit de U$$ 56,4 bilhões nos nove primeiros meses de 2021, com crescimento de 38,3% em relação ao mesmo período de 2020, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Economia no início de outubro. O superávit ocorre quando o país realiza mais exportações do que importações, totalizando um saldo positivo. 

Na regional de Araraquara do Ciesp, composta por 17 municípios, os principais produtos exportados foram aeronaves e aparelhos espaciais, preparações de produtos hortícolas e açúcares e produtos de confeitaria. Por outro lado, as importações da regional se concentraram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, aeronaves e aparelhos espaciais e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. 

Os principais destinos das exportações regionais foram Estados Unidos, Países Baixos (Holanda) e China. E as compras tiveram como principais origens Estados Unidos, Portugal e China. “Esses números positivos nos colocam como a terceira regional que mais exportou entre janeiro e setembro, inclusive à frente de localidades altamente industrializadas”, destaca Ademir Ramos, diretor titular do Ciesp Araraquara. 

fonte: https://jornaloimparcial.com.br/araraquara/balanca-comercial-regional-da-industria-apresenta-superavit/