15/01/10 10h22

Balanços mostram recorde de vendas

Valor Econômico

No início do ano passado, o cenário para o setor imobiliário era desolador. Crédito escasso, ações em queda e pouco dinheiro em caixa para tocar as obras. Depois de um empurrão providencial do governo, da retomada surpreendente da demanda e da reabertura do mercado de capitais, o tom mudou completamente. Um otimismo quase exagerado tomou conta do setor, mas os números que começam a ser apresentados pelas companhias mostram que, de fato, 2009 surpreendeu. Até para quem não tem foco no mercado de baixa renda. As três construtoras que divulgaram prévia - MRV, Helbor, Eztec e Even - bateram recorde de vendas.

Com menos lançamentos, principalmente no primeiro semestre, as empresas conseguiram desovar estoques. Boa parte do que foi vendido foi de imóveis que as construtoras tinham em carteira.

Primeira entre as grandes construtoras a anunciar prévia dos resultados, a MRV, tradicional na baixa renda, fechou o ano com R$ 2,8 bilhões (US$ 1,6 bilhão) de vendas contratadas, um aumento de 82,7% em relação a 2008. Esse volume coloca a MRV na disputa pelo pódio do setor em vendas - nos nove primeiros meses do ano, a mineira estava na frente, mas Cyrela e PDG Realty, também no páreo, ainda não divulgaram os números fechados de 2009 - e a coloca em um novo patamar.

A Helbor, que atua na média renda, teve vendas contratadas de R$ 1,16 bilhão (US$ 589 milhões), um recorde histórico em sua trajetória de 32 anos. Em 2009, as vendas Helbor totalizaram R$ 1,04 bilhão (US$ 527,9 milhões), registrando uma alta de 133%, em comparação com 2008. Das vendas contratadas, 65% são de lançamentos e 35% de unidades em estoque. As ações da empresa foram as que mais se valorizaram no ano passado, com alta de 383,71%.

A Eztec, que também atua na média renda além do segmento de imóveis comerciais, teve vendas contratadas de R$ 564,8 milhões (US$ 286,7 milhões), 57,8% superior a 2008. Das vendas de 2009, R$ 132,3 milhões (US$ 67,2 milhões) são referentes a unidades lançadas em anos anteriores.

A Even, que atua na média e alta renda, atingiu vendas de R$ 1,23 bilhão (US$ 624,4 milhões), 9,8% acima do ano anterior, quando a empresa registrou R$ 1,12 milhão (US$ 612 mil) em vendas. Todas as empresas experimentaram em 2009 o segmento econômico, mas com participação ainda pequena no negócio.