22/03/09 10h26

Banco do país é mais rentável que dos EUA

Folha de S. Paulo – 22/03/2009

A temporada de balanços do setor bancário referente a 2008 foi de destaque para as instituições financeiras brasileiras, quando comparadas a seus pares nas Américas. Os grandes bancos nacionais apareceram como os mais rentáveis e entre os de maior lucro líquido conquistado no ano passado, segundo levantamento elaborado pela consultoria Economática. Na lista dos bancos mais rentáveis da região, o Banco do Brasil aparece no topo, com rentabilidade sobre o patrimônio de 32,5%. Em seguida vem o Bradesco, com 23,6%, empatado com o American Express. Quanto maior o percentual, mais rentável a empresa. Foram consideradas as instituições de capital aberto da América Latina e dos EUA.Ao ser considerado o lucro líquido de 2008, o americano JP Morgan Chase lidera, com US$ 5,6 bilhões, seguido pelo Bank of America (US$ 4 bilhões), BB (US$ 3,7 bilhões) e Itaú Unibanco (US$ 3,3 bilhões). "Os mais lucrativos JP Morgan e Bank of America ficam nas ultimas posições no que diz respeito à rentabilidade. Isso demonstra que a qualidade de BB e Bradesco é muito mais representativa, apesar de seus lucros serem menores", afirma a Economática no estudo. A rentabilidade dos bancos é uma relação entre o lucro e o patrimônio, mostrando a eficiência e o retorno potencial. "No ano passado, vivemos uma situação diferenciada no Brasil. Ao menos até o terceiro trimestre, a expansão do crédito e das receitas foi muito forte. No 4º trimestre, que foi mais fraco, os bancos buscaram elevar os spreads para compensar. Com tudo isso, a rentabilidade dos grandes bancos nacionais se destacaram quando comparados a outros países", avalia Luis Miguel Santacreu, analista da consultoria Austin Rating.