03/04/10 14h59

Bancos lideram ranking de marcas valiosas no Brasil

O Estado de S. Paulo

O bom desempenho do sistema bancário brasileiro durante o período mais crítico da crise financeira mundial contribuiu para que os grandes bancos locais se consolidassem como as marcas mais valiosas no País. O ranking é liderado pelo Bradesco, seguido por Itaú e pelo Banco do Brasil, de acordo com levantamento elaborado pela consultoria Brand Finance. "O setor bancário é o mais interessante no Brasil. Está crescendo muito em razão do aumento da renda nas classes C e D", afirmou o sócio da consultoria na América do Sul, Gilson Nunes.

São levados em conta nesse ranking a força de percepção da marca por parte dos consumidores, faturamento da empresa e número de clientes, entre outros fatores. O levantamento foi feito com base nos dados de 31 de dezembro de 2009 e mostra ainda que a marca tem um peso relevante no valor de mercado das companhias abertas.

No caso do Bradesco, a marca foi avaliada em R$ 23,148 bilhões (US$ 12,9 bilhões), equivalente a 24% do valor de mercado do banco no fim do ano passado. No Itaú, foi atribuído o valor de R$ 12,033 bilhões (US$ 6,7 bilhões), 12% do que a instituição valia no mercado. A marca do BB, na mesma data, valia R$ 11,601 bilhões (US$ 6,4 bilhões), 16% do valor de mercado do banco público.

Além de os bancos terem ocupado as primeiras posições no ranking, foi também uma instituição financeira, o Santander, que apresentou a maior variação positiva, com uma elevação em seu valor de marca de 140%, chegando a R$ 5,108 bilhões (US$ 2,8 bilhões). O banco espanhol subiu 18 colocações e alcançou a 17.ª posição. Outros bancos também aparecem no ranking. A Caixa Econômica Federal chegou à oitava colocação, o Unibanco (que se fundiu com o Itaú em novembro de 2008), à 29.ª posição, seguido pelo Real (comprado pelo Santander em 2007). O HSBC ocupava a 32.ª colocação, o BNDES, a 38.ª, a Nossa Caixa a 75.ª e o Banrisul chegou à 99.ª posição.

Embora o setor bancário domine as primeiras colocações, o ranking tem a presença de companhias de diversos setores. A Petrobrás ocupa a quarta colocação. No levantamento anterior, a estatal ocupava a sétima posição. Em quinto, ficou a operadora Vivo, em sexto, a Oi/Telemar e, na sétima colocação, as Casas Bahia. A marca Vivo evoluiu da sexta para a quinta posição. A Oi/Telemar subiu mais posições, passou do nono lugar para o sexto posto das marcas mais valiosas.