Barretos lidera crescimento na abertura de empresas e impulsiona alta de 22,2% na região em 2025
Jornal de BarretosO empreendedorismo segue em alta no estado de São Paulo e se destaca com ainda mais força na região de Barretos. Dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mostram que, no primeiro semestre de 2025, foram abertas 201.546 novas empresas em todo o estado — um crescimento de 15,5% em relação ao mesmo período de 2024, que registrou 174.501 constituições.
Na região de Barretos, o avanço foi ainda mais expressivo. Entre janeiro e junho de 2025, foram abertas 1.380 empresas nos 19 municípios que compõem a área, um salto de 22,2% frente ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 1.129 novos negócios.
Barretos foi o município com maior número de novas constituições no semestre: 471 empresas abertas, frente a 373 no mesmo período de 2024 — um aumento de 26,2%. O desempenho reforça o protagonismo da cidade no desenvolvimento econômico regional.
Outros destaques incluem:
Olímpia, com 238 empresas abertas (aumento de 30% em relação a 2024);
Guaíra, que saltou de 76 para 110 novas empresas;
Monte Azul Paulista, com 61 registros, frente a 51 no ano anterior.
Já cidades como Viradouro, Cajobi, Vista Alegre do Alto e Pirangi também apresentaram crescimento relevante na comparação entre os dois semestres.
O presidente da Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, destacou o bom momento vivido pelo empreendedorismo paulista:
“Esses números mostram que o Estado segue firme como motor do empreendedorismo brasileiro. Nosso compromisso é continuar modernizando e facilitando o processo de formalização para que cada vez mais empreendedores possam tirar suas ideias do papel com segurança e agilidade”, afirmou.
Além disso, o saldo líquido de empresas no estado — diferença entre aberturas e encerramentos — também registrou crescimento expressivo: 123.934 empresas ativas a mais no semestre, aumento de 22,12% em relação ao primeiro semestre de 2024.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, o bom desempenho é reflexo de um ambiente favorável aos negócios:
“O estado de São Paulo tem vocação e potenciais gigantes para gerar novas empresas. Há boa logística, mercado consumidor robusto, ambiente de negócios favorável, entre outras características. Estamos desburocratizando cada vez mais o processo de abertura para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego”, pontuou.
Os dados reforçam o papel da região de Barretos no crescimento do empreendedorismo no interior paulista e mostram que o ambiente de negócios continua se fortalecendo.