14/05/13 10h00

Barueri será a 1ª do Estado a transformar lixo em energia

Diário da Região/Osasco

Unidade de Recuperação Energética está em fase de aprovação de licenças. Obras iniciam este ano

Está em fase de obtenção de licenças ambientais, por parte da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) um projeto que vai transformar a cidade de Barueri na primeira, do Estado de São Paulo, a contar com uma Unidade de Recuperação Energética (URE).

A unidade vai, na prática, transformar lixo em energia elétrica. Para isso, os resíduos serão queimados e o vapor d´água, obtido dessa queima, vai acionar uma turbina para geração de energia.

Em entrevista concedida ao Diário, há duas semanas, o engenheiro Ricardo Pinto Filho, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, explicou que a previsão é obter as licenças, que vão permitir o início das obras, até o final deste ano. Já os trabalhos de implantação devem durar 24 meses.

A URE será instalada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) de Barueri, na Aldeia. Para isso, parte da área, que pertence à Sabesp, será repassada à prefeitura, por meio de um convênio.

O projeto é também o terceiro em andamento, no setor, no País. De acordo com artigo do professor Sandro Donnini Mancini, da Unesp, uma usina semelhante, de pequeno porte, funciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já na cidade de Unaí, em Minas Gerais, outra usina, ainda menor, carboniza resíduos e o carvão gerado pode alimentar uma termelétrica.

A URE de Barueri tem investimento estimado em R$160 milhões e, de acordo com previsão inicial, indicada em seu Estudo de Impacto Ambiental, terá instalação capaz de queimar 825 toneladas de resíduos domésticos diariamente, o que deve colocar em funcionamento uma usina termelétrica de 17 MW.

Ela deve atender, além de Barueri, as cidades de Santana de Parnaíba e Carapicuíba. Dados da Cetesb, apontados pelo professor Mancini em seu artigo, afirmam que essas três cidades geram, juntas, 425 toneladas diárias de resíduos sólidos domiciliares.