07/07/09 10h46

Basf investe em pesquisa e leva tecidos especiais aos desfiles de moda

Valor Econômico

Na temporada de inverno 2009, um tecido chamou a atenção do público no desfile da grife Animale, no São Paulo Fashion Week (SPFW): com acabamento especial, ele mudava de cor à medida que a temperatura do corpo da modelo variava. Nos desfiles da coleção verão 2010, apresentados em junho, foi a vez da grife UMA apresentar tecidos com uma cobertura química esbranquiçada que vai se desprendendo da roupa conforme o uso e as lavagens. Nos dois casos, os estilistas tiveram uma mãozinha da fabricante de produtos químicos Basf, que vem investindo no que chama de "chemistry design" (design químico) e este ano abriu um novo laboratório de pesquisa têxtil no Brasil: o Competence Center Foam Coating.

Localizado na fábrica de tintas e vernizes da Basf, em São Bernardo do Campo (SP), o centro é o primeiro voltado para aplicações têxteis com espuma da América Latina, segundo a empresa. A espuma requer menos água e produtos químicos nos processos de tingimento e acabamento.

De acordo com David Baecker, gerente da unidade têxtil para as Américas da Basf, a aproximação com os estilistas tem uma razão estratégica: eles são mais abertos a pesquisas de novos acabamentos e efeitos especiais. "As tecelagens não costumam se arriscar com novas tendências", diz Baecker.

Com a inauguração do Competence Center, é possível brincar com a superfície tanto dos tecidos quanto das peças de roupas prontas. O laboratório foi equipado com máquinas da Gaston Systems que possibilitam aplicações têxteis por espuma. A principal vantagem é permitir a realização de testes e simulações de acabamentos, tingimentos e pré-tratamento de tecidos em pequena escala. Segundo Baecker, nos Estados Unidos, a empresa trabalha junto com grifes de ponta do segmento jeanswear, como 7 for all Mankind e Rock & Republic. "Mas o trabalho que estamos fazendo no Brasil tem sido tão inovador que já estamos desenvolvendo projetos para empresas da Turquia".

Com mais de 140 anos de mercado, a Basf iniciou suas atividades fazendo corantes. Em 2008, a empresa faturou € 62 bilhões. Na América do Sul, as vendas foram de € 2,99 bilhões. A área têxtil faz parte da unidade de produtos de performance (pigmentos para as indústrias de papel, plástico e couro, por exemplo), que representa 14% das vendas da Basf no mundo e 18% na América do Sul. Essa unidade recebeu investimentos de cerca de € 230 milhões em 2008.