19/12/11 17h54

BG apoia qualificação em SP

Portal Energia Hoje

A British Gas (BG) decidiu aplicar em São Paulo parte significativa dos seus recursos de P&D, estimados entre R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões. Os desembolsos ocorrerão até 2020 e vão envolver pesquisas em laboratório, além de qualificação de pessoal na área de O&G. As áreas de interesse incluem geologia, petroquímica e simulação tridimensional.

“Haverá criação de cursos em nível técnico e tecnológico no Centro Paula Souza, bem como iniciativas conjuntas com a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)”, informa o secretário de Energia, José Aníbal.

Está previsto também, acrescenta Aníbal, um intercâmbio do Centro Paula Souza com a Universidade Petrobras. As atividades começam no início de 2012 e será montada uma grade voltada para a formação de quadros especializados, voltados às necessidades locais.

Ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza é autarquia responsável pela gestão de 203 escolas técnicas (Etecs) e 51 faculdades de tecnologia (Fatecs) situadas em 157 municípios. São 270,6 mil estudantes matriculados em 171 cursos concentrados atualmente nos setores industrial, agropecuário e de serviços.