04/05/09 11h14

BIC faz aposta na América Latina e busca aquisições

Valor Econômico - 04/05/2009

Tradicionalmente conhecida pelas canetas esferográficas, isqueiros e barbeadores, a multinacional francesa BIC planeja ampliar sua presença no Brasil por meio de novos produtos. E para levar a ideia adiante, a companhia não descarta aquisições, conforme o gerente-geral da BIC na América Latina, Edgar Hernandez. A estratégia, segundo ele, se baseia principalmente na capilaridade da empresa no país, onde conta com 300 mil pontos de vendas credenciados e um portfólio de mais de 220 produtos. Quando questionado sobre quais deverão ser os próximos passos da companhia no país, Hernandez não descarta nenhuma possibilidade. "Estamos sempre atentos à América Latina, pois é uma região que, nos últimos dez anos, apenas uma vez não apresentou crescimento", declarou o executivo.

No último dia 22, a BIC divulgou na França os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2009. Nele, a única região que apresentou crescimento foi justamente a América Latina, de 14% na comparação com igual período do ano passado. De acordo com Hernandez, a América do Sul representa 50% do resultado, onde o Brasil é responsável pela maior fatia. No resultado global do primeiro trimestre, a região correspondeu por 23% das vendas líquidas da BIC, que totalizaram € 308,4 milhões. Tal desempenho fez com que a região ficasse de fora do plano de corte de custos de €30 milhões anunciados por Mario Guevara, presidente mundial da empresa.

Para o Brasil, enquanto não há definição sobre aquisições, os dois principais focos da BIC são as ampliações de capacidades de produção de isqueiros e barbeadores. Com investimento estimado entre US$ 7 milhões e US$ 9 milhões, a BIC planeja incrementar em 25% sua produção de isqueiros, passando de 160 milhões para 200 milhões de unidades por ano, e em cerca de 12% a de barbeadores, para ultrapassar a marca de 300 milhões de unidades. Segundo o diretor-geral da BIC no Brasil, Horácio Balseiro, o investimento está ocorrendo na fábrica da empresa localizada no polo industrial de Manaus (AM). A fábrica de Manaus, ressaltou o executivo, é a única da companhia que produz as três principais linhas da BIC (papelaria, isqueiros e barbeadores). Além dela, a companhia conta com a fábrica da Pimaco no Rio de Janeiro e com uma divisão de papelaria em Cajamar, onde está localizado também a sede administrativa no Brasil. As outras unidades instaladas na América Latina estão situadas no México e Equador.