15/08/08 11h48

Biomassa reforça sistema elétrico em 2009

Folha de S. Paulo – 15/08/2008

As usinas de açúcar e álcool da região centro-sul fecharam ontem a venda de 548 MW médios de energia a serem oferecidos no mercado brasileiro em 2009 e 2010. Esse é o maior volume de energia de bagaço de cana já negociado no país. Cada usina vendeu energia por 15 anos. O primeiro leilão de reservas para as térmicas que usam biomassa como combustível (principalmente bagaço de cana) teve a participação de 44 usinas, mas apenas 31 unidades ofertaram a produção de energia. Segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), o valor médio por megawatt/hora foi de R$ 58,84 (US$ 37,48), um deságio de 3,54% em relação ao preço inicial de R$ 61 (US$ 38,85). Esse é o valor da energia que será pago pelo consumidor na conta de luz, como encargo. O usineiro receberá, além desse valor, um adicional que será obtido a partir da venda da energia no mercado à vista. A novidade desse modelo é que será a câmara a vendedora da energia produzida, e não o usineiro, que recebe por ofertar a energia ao sistema elétrico. Dessa forma, a estimativa da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e da CCEE é a de que o valor final recebido pelos usineiros pode variar de R$ 148,69 (US$ 94,7) (considerado o preço mais baixo negociado no leilão) a R$ 156,76 (US$ 99,8) (valor mais alto que um usineiro receberá no primeiro leilão). Para o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann -que acompanhou o resultado do leilão na sede da CCEE, em São Paulo-, a modalidade desenhada para atrair as usinas de açúcar e álcool para o setor elétrico cumpre o objetivo de obter a modicidade tarifária e beneficia o consumidor. "O preço médio do ponto de vista do consumidor no leilão de reserva foi de R$ 58,84 (US$ 37,48). Só para ter uma comparação, a energia vendida pelo consórcio da usina de Jirau foi de R$ 71,40 (US$ 45,48)", disse Zimmermann. O governo também considerou positivo o fato de o leilão ter agregado ao sistema elétrico da região centro-sul uma capacidade instalada de 2.379 MW, embora a energia assegurada (o que foi vendido e será injetado no sistema) tenha ficado apenas em 548 MW médios. A estimativa do governo é que metade da energia firme que poderia ser vendida no leilão ficou de fora. Maurício Tolmasquim, presidente da EPE, disse que a relação não foi baixa. Já que agora a outra metade poderá ser negociada pelos usineiros no mercado livre, as empresas que podem fazer contratos diretos com os geradores, afirma Tolmasquim. Embora o consumidor tenha que pagar um encargo na conta de luz, o resultado final pode ser positivo, isso porque o uso da bioeletricidade das usinas de açúcar e álcool deverá substituir a geração das térmicas a óleo combustível ou gás natural, ambas mais caras.